Ensolarada, colorida, bonita, ousada, assim é a fotografia imediata que se tem de Barcelona. Cidade portuária, voltada para o Mediterrâneo. Barcelona se situa a leste da Espanha, ao redor do Monte Táber e a 150 km da cordilheira dos Pirineus. Economicamente é a cidade mais ativa da Espanha e, depois de Madrid, é a maior em densidade demográfica.
A melhor maneira de se ter uma visão rápida e geral da cidade é tomando um dos famosos ônibus turísticos, que percorrem as principais atrações da cidade. Caminhar, contudo é a melhor opção para conhecer os particulares da cidade de Barcelona. Caminhar por “La Rambla”, uma via de pedestres que se estende entre Praça da Catalunya e o porto, acompanhada em suas laterais por uma sequência de ruas estreitas cujos prédios parecem fazer parte do cenário de um filme de Almodovar. “Las Ramblas” são certamente o passeio mais popular da cidade e, sem dúvida, um passeio obrigatório.
Na cidade você também encontra artistas que praticam várias performances, músicas, lembrancinhas, danças. Além disso, o Mercado de La Boquería, o Grande Mercado Central de Barcelona, vale a pena ser visitado. Frutas, verduras, vegetais, carnes em geral, peixes e frutos do mar, tudo fresco, colorem um enorme espaço e deixam qualquer transeunte com água na boca. Se você gosta de frutos do mar, você está na cidade certa. Aproveite sua estada em Barcelona para degustar grandes e deliciosos mariscos, lagostas ou lagostins, polvos, ostras, variedade e fartura não faltam.
Se geralmente o inverno na Europa chega a assustar os turistas pelas baixas temperaturas, na cidade catalã a coisa é um pouco diferente. O destino não costuma registrar temperaturas baixas durante o inverno. Além disso, nada de cor cinza e clima de depressão na cidade.
Mesmo na temporada mais fria, o céu de Barcelona costuma estar sempre azul, e o dia com um colorido especial que deixa a bonita arquitetura da cidade com uma beleza bastante peculiar. Dessa forma, nada ficar enfurnado em restaurantes e cafeterias com lareiras para tomar bebidas quentes. Por lá, o inverno continua sendo possível passear muito pela cidade e até desfrutar das atrações ao ar livre, como o próprio Parc Güell.
Vale a pena visitar também a estátua de Cristovão Colombo, o Museu de História Catalã, o estádio do Barcelona e o seu museu e conferir as atrações imperdíveis do Maré Magno, um shopping que fica junto ao porto da cidade. Lá é possível andar de teleférico que cruza todo o parque, além de poder visitar um dos aquários mais completos do mundo.
FESTAS DE FINAL DE ANO E FESTA DE REIS
A Fira de Santa Lúcia que vai até 25 de dezembro é realizada a cada ano na praça da Catedral de Barcelona é um passeio bem interessante. Além dos objetos de decoração que você pode comprar, existem locais para experimentar algumas iguarias da culinária catalã. Doces e salgados de dar água na boca.
FESTAS TÍPICAS
A festa dos Reis Magos, que ocorre sempre todo o dia 5 de Janeiro, é uma das maiores manifestações religiosas do período de natal. Neste dia, um cortejo dos Reis Magos faz um percurso pelas ruas da cidade lançando milhares e milhares de balas e doces para as crianças. Já no dia 12 de Fevereiro, se celebra a festa de Santa Eulalia, patrona da cidade.
O QUE COMER
Os calçots são espécies de cebolas mais compridas que são encontradas justamente nesta época, entre novembro e março. Elas são colocadas na brasa e comidas com um molho delicioso, feito a base de tomate e frutos secos.
COMPRAS
A partir da segunda semana de Janeiro até o final de fevereiro, assim como na Espanha em geral, Barcelona é atração certa para quem gosta de comprar. Essa é a época das rebajas de invierno ou ofertas de inverno – quando praticamente todas as lojas colocam quase todo seu estoque a preço promocional. Os descontos podem chegar a mais de 80%.
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Foto destaque por Istock/ lavendertime