Ensolarada, colorida, bonita, ousada, assim é a fotografia imediata que se tem de Barcelona. Cidade portuária, voltada para o Mediterrâneo, Barcelona se situa a leste da Espanha, ao redor do Monte Táber e a 150 km da cordilheira dos Pirineus. Economicamente, é a cidade mais ativa da Espanha e, depois de Madrid, é a maior em densidade demográfica. A Ibéria, como era referida a Espanha em tempos antigos, já era desde 45 a.C. integrada ao Império Romano, mas foi por volta do ano 15 a.C. que “Barcino”, como era chamada Barcelona, foi fundada pelo imperador romano Augusto. Ainda hoje se pode conferir, no subsolo do museu de História da Cidade, a existência daquela, então, antiga colônia romana.
Existe uma rivalidade notória entre Barcelona e Madri. Por razões históricas e principalmente políticas, a Cataluña (em espanhol), ou Catalunya (em catalão) desenvolveu uma identidade própria, diferenciada do resto da Espanha. A melhor maneira de se ter uma visão rápida e geral da cidade é tomando um dos famosos ônibus turísticos, que percorrem as principais atrações da cidade. Caminhar, contudo, é a melhor opção para conhecer os particulares da cidade de Barcelona. Caminhar por “La Rambla”, uma via de pedestres que se estende entre a Praça da Catalunya e o porto, acompanhada em suas laterais por uma sequência de ruas estreitas cujos prédios parecem fazer parte do cenário de um filme de Almodovar. “Las Ramblas” é, certamente, o passeio mais popular da cidade e sem dúvida, obrigatório.
O local fica repleto de artistas anônimos que praticam performances musicais e até teatrais, lembrancinhas, antiquários, lojas de roupas de grifes, pequenas livrarias, cafeterias descoladas, danças e a visita ao Mercado de La Boquería, o Grande Mercado Central de Barcelona, é uma visita obrigatória. Frutas, verduras, vegetais, carnes, peixes e frutos do mar, tudo fresco, colorem um enorme espaço e deixam qualquer transeunte com água na boca. Se você gosta de frutos do mar, você está na cidade certa. Aproveite sua estada em Barcelona para degustar grandes e deliciosos mariscos, lagostas ou lagostins, polvos, ostras – variedade e fartura não faltam.
O marco do porto de Barcelona é uma grande torre, monumento a Cristóvão Colombo. Do alto dela, o turista tem uma visão panorâmica da cidade. A zona portuária divide-se em Porto Velho (Port Vell) – onde se encontra o Maremágnum e o aquário – e o Porto Novo (Port Nou), onde se veem marinas e inúmeros barcos luxuosos. No Port Vell, uma longa passarela de pedestres adentra o mar e nos leva ao Maremágnum, um grande centro comercial em um local privilegiadíssimo com lojas, cafés, restaurantes e até discoteca. Aí também se encontra o sensacional aquário de Barcelona, um dos maiores da Europa. Se você estiver passeando com crianças, eis aí um programa que certamente todos vão curtir.
O Museu de Historia da Cidade fica no bairro mais antigo de Barcelona, o Bairro Gótico, nos arredores da “Plaça de Sant Jaume”. O Bairro Gótico foi construído exatamente sobre o que um dia foi a antiga cidade romana. Alguns de seus prédios datam da Idade Média. O antigo fórum romano ficava onde hoje é a Plaça de Sant Jaume e é nesta praça onde se celebra, no dia 23 de abril, o dia de São Jorge, um militar romano cristão que, por volta do ano 303, foi considerado um mártir, por não abdicar de suas crenças. Esta é a festa mais comemorada pelos catalães. É também nesta famosa praça onde se localiza a sede do governo da Catalunha, a “Generalitat de Catalunya”. É ainda no Bairro Gótico que se encontra um dos museus mais visitados de Barcelona, o Museu Picasso, onde há obras de várias fases do artista.
Andar de metrô é a melhor pedida para concluir nosso passeio. Recomendamos a visita ao Estádio do Barcelona e o seu museu, conhecer a Sagrada Família, igreja projetada e arquitetada por Gaudi e ainda não concluída, e conhecer o Montjuic – local que foi projetado e construído para abrigar os Jogos Olímpicos de 1992, e que guarda lindos parques, e o Museu da História da Catalunha. Vale conferir também o Zoológico da cidade.
E ainda tem o Santuário de Nossa Senhora de Montserrat, cujas origens se perdem no século IX, e atrai peregrinos ao local desde a Idade Média. Fica a 50 km de Barcelona, de onde se pode partir de trem. Atualmente, o santuário está dentro do Parque Natural da Montanha de Montserrat. O mosteiro está a cerca de 700 metros de altitude, mas o ponto mais alto está a mais de 1200 metros e pode ser acessado a pé por sinuosas trilhas. A vista é belíssima e vale o passeio. Natureza, arte e história milenar se encontram aqui.
Parque Güell: uma obra gigante e colorida de Gaudi
O Parque Güell, uma obra do arquiteto e artista plástico catalão Antoni Gaudí, é também tombado pela UNESCO. A área, previamente destinada à construção de casas de luxo, com vista panorâmica para Barcelona, pertencia ao conde Güell. Depois que este faleceu, seus herdeiros doaram essa grande área para o governo municipal, que a transformou em um parque. O emprego de muitos mosaicos, a área de parques, e até um gigantesco banco sinuoso que contorna um grande mirador de onde se descortina Barcelona, na Plaza de la Naturaleza, fazem do Parque Güell um lugar único.
Em Barcelona também nasceu um dos grandes ícones do surrealismo. Estamos falando de Joan Miró. A “Fundació Miró’’, criada pelo próprio artista, reúne inúmeros de seus trabalhos. O segundo nome a ser lembrado é o mais conhecido entre todos ligados ao surrealismo: Salvador Dali. Nascido em Figueres, uma pequena cidade vizinha no norte da Catalunha, foi em Barcelona, porém, em 1925, na Galeria Dalmau, que Dali fez sua primeira exposição particular, elogiada até mesmo por Pablo Picasso.
A Costa Brava possui cidades incríveis, sendo muito visitadas por alemães, franceses, russos e ingleses, com certeza um dos trechos mais bonitos do Mediterrâneo. Formada por encostas com enormes pedras pontiagudas, a costa tem contornos irregulares, que funcionam como guardiões de cidadezinhas charmosas, e as calas (prainhas) banhadas por águas cristalinas. Lloret de Mar, L’Escala, Tossa del Mar e seguindo mais adiante em direção a França, encontramos Port Bou e mais para o interior a delicada cidade de Figueres, cidade natal do artista Salvador Dalí, e que tem no Museu-Teatro uma das principais atrações. O Museu-Teatro abriga obras das várias fases do pintor, mas principalmente obras do surrealismo, movimento pelo qual Dalí ficou mais conhecido. O passeio vale muito a pena e fica menos de duas horas de Barcelona. Cuidado apenas com os meses do pleno verão, principalmente de junho a agosto. Nessa região as temperaturas chegam a atingir a marca de 48 graus. Se for nessa época leve consigo água, protetor solar e roupas leves.
Praias surpreendentes e um castelo do século 14
Em menos de duas horas, saindo de Barcelona, entre na autopista A-7 e pegue a saída para Tossa del Mar. As prainhas da região são indicadas para a prática de esportes aquáticos. Mergulhar nas águas transparentes de lá pode ser uma experiência incrível e prazerosa. O vestígio de um castelo, muralhas medievais e casas de pescadores do século 14 também podem ser conferidas. Restaurantes que servem pescados frescos com toques da gastronomia internacional. Em Sant Feliu de Guixols, onde começa a estrada C-31, um trecho bastante sinuoso reserva imagens de tirar o fôlego numa diversidade incrível de belas praias. Passe pelo menos a metade de um dia na linda Calella de Palafrugell, uma enseada de areia fofa cercada por um enorme calçadão. Durante o verão, até o final de outubro, acontecem shows, mostras culturais e eventos esportivos. Se afastar um pouco do litoral pode ser um bom motivo. Você se surpreenderá com os centros históricos medievais de Pals e Peratallada. Guarde ao menos um dia para visitar com calma a Casa Museu Salvador Dalí, em Port Lligat, e o Parque Nacional de Cap de Creus, um lugar onde o tempo parou, para contemplar a imensidão azul do Mediterrâneo.
Você pode dedicar uma semana inteira a desfrutar todos os cantinhos da Costa Brava, ou bem mais que isso – é um lugar maravilhoso, repleto de surpresas, com ótimos restaurantes e cidades incríveis. Não podemos nos esquecer da maior cidade da Costa Brava, que é a histórica Girona, ou “Gerunda”, nome pelo qual era conhecida na era de domínio romano. Girona possui cerca de 100 mil habitantes. Apesar de ser o maior município da região, mantém a atmosfera de cidade pequena.
O chamado Bairro Velho, com seus ares medievais, é um dos locais mais visitados da Catalunha. Para quem busca um turismo cultural, a cidade é ótima. No Bairro Velho há uma muralha medieval, do período em que a localidade fazia parte do Império Romano. Há um itinerário turístico pela muralha. Leva cerca de duas horas para caminhar por ela toda, passando por jardins históricos até se chegar à catedral da cidade, que possui a maior nave gótica do mundo. Aos domingos, a visita é gratuita. Girona é para ser explorada e vivida intensamente. Bons restaurantes, hotéis estrelados, ótimas compras e vida cultural intensa.
L’ Escala: uma cidade romana recém descoberta
Duas outras cidades da região chamam a atenção. Lloret de Mar parece uma maquete de tão perfeita. Na estrada que dá acesso a essa cidade praiana, dezenas de pequenas propriedades rurais e condomínios de luxo estão encrustados nas montanhas que margeiam a estrada. As praias de Lloret, Fenals e de Santa Cristina são ótimas opções para banhos de sol. Calas (prainhas) mais descoladas também são indicadas e podem ser descobertas surpreendentes. As belas ermitas centenárias, como a de Santa Cristina, a Igreja de Sant Romà, originalmente de estilo gótico catalão quinhentista, e o antigo mosteiro beneditino de San Pere del Bosc são atrações históricas que valem uma visita.
Saindo de Lloret, uma dica é visitar a surpreendente L’ Escala. A cidade é principalmente frequentada por famílias francesas e é bem menos badalada que Lloret. Suas praias podem ser menos deslumbrantes em termos de visual, mas a bonita L’ Escala guarda em seu interior uma das maiores descobertas históricas da Catalunha: uma cidade Greco Romana quase que totalmente preservada e há pouco tempo objeto de escavações de arqueólogos e outros pesquisadores.
Estima-se que a área descoberta e já revelada por meio de escavações não chega nem a 25% do que ainda está sob a terra. Os estudos sobre as ruínas de Empúries iniciaram em 1908 e hoje, o lugar é um parque arqueológico e também abriga um museu com diversas peças encontradas no local e já restauradas.
Praias, vinhos e parques temáticos na Costa Dourada
A partir de Barcelona, pegando a estrada no sentido de Tarragona, existe uma charmosa cidade praiana chamada Salou. Ela atrai turistas alemães, ingleses, russos, espanhóis e principalmente das maiores cidades da Catalunha. Praias especiais, castelos, museus e um parque de diversões surpreendente o Port Aventura, um dos maiores empreendimentos de lazer e turismo de toda a Europa. Port Aventura é um complexo de lazer situado nos municípios tarraconenses de Vila Seca e Salou. Com uma média superior aos quatro milhões de visitantes ao ano, é uma das principais atrações da região denominada Costa Dourada.
É o parque temático mais visitado da Espanha e o sexto mais visitado de toda a Europa. O local possui excelentes hotéis. Quem preferir pode hospedar-se nos hotéis da cidade de Salou. Vale a pena dar uma esticada na capital da região da Costa Daurada, que é Tarragona. Lá o turista poderá conhecer o Anfiteatro Romano, as muralhas que cercavam a cidade, ambos do Século II, conhecer a Necrópoles Paleocristiana com mais de 2000 tumbas, e passear pelo Museu Nacional Arqueológico. Entrar no Mercado Central, construído em 1915, e tomar uma cerveja é uma boa pedida. A deliciosa cereja, fruta rara pelo Brasil, lá pode custar oito reais o quilo e surpreende seus fãs pelo tamanho e sabor. Para quem não deseja realizar o passeio pela cidade de carro, ou caminhar muito, pode pegar o Tarracotren, que realiza um tour especial por mais de 20 diferentes atrações de Tarragona. A cidade ainda tem uma vida cultural intensa e bons centros de compras.
Regressando a Barcelona. Confira as principais atrações da capital Catalã
Barcelona não é somente a cidade mais visitada da Espanha como, também, é uma das mais badaladas da Europa. Com atrativos imperdíveis, sol, praia, cultura e um povo acolhedor, a cidade oferece ótimas opções gastronômicas e culturais.
As marcas deixadas pelo genial Gaudí
O famoso arquiteto Antoni Gaudí deixou realmente muitas obras e vários marcos arquitetônicos e históricos pela cidade, e claro, você não deve perder nenhuma delas. A principal obra e o ponto turístico mais famoso e incrível da cidade é o Templo Expiatório da Sagrada Família de Barcelona, uma igreja com uma grandeza incomparável e que ainda não está totalmente acabada, devido à morte do arquiteto, mas também pela enorme quantidade de detalhes e pelo tamanho que foi projetada. Mesmo inacabada, é possível visitar o seu interior, mas repare também nos detalhes exteriores.
Depois da Sagrada Família, as edificações mais famosas arquitetadas por Gaudí são a La Pedrera ou Casa Milà e Casa Batllò, que ficam no Passeig de Gràcia, bem no centro de Barcelona e que podem ser visitadas juntas. O último ponto da rota turística de Gaudí é o Parc Güell, o principal e mais emblemático parque a cidade. Ele é um pouco afastado da região central e é preciso andar bastante para chegar lá, então se quiser visitar o parque, é bom reservar um dia só para isso e ir com disposição.
No Museu Picasso mais de 4000 obras expostas
O Museu Picasso de Barcelona é dedicado à obra do pintor espanhol Pablo Picasso. Foi fundado em 1963 possui mais de 4200 obras que compõem a coleção permanente. O museu foi idealizado no antigo palácio Berenguer d’Aguilar, um belo prédio de arquitetura gótica, por vontade própria do artista. Inicialmente, o museu possuía obras do amigo de Picasso, Jaume Sabartés. Cinco anos após a abertura do museu, Sabartés morreu e Picasso começou a doar suas obras para a entidade. As obras que estão expostas no Museu Picasso de Barcelona remetem principalmente às fases iniciais do artista.
O Bairro Gótico e suas construções medievais
Não deixe de se programar para visitar o bairro mais antigo de Barcelona, o Bairro Gótico. É uma das regiões mais conhecidas da cidade e as construções medievais são incrivelmente bem preservadas e belas. Aproveite para tirar muitas fotografias, pois as construções grandiosas feitas de pedra dão a impressão de que você voltou ao tempo.
O bairro abriga muitos bares e restaurantes e é muito frequentado pela juventude. O bairro gótico é também um espaço no qual você encontra diversos artistas de rua tocando e cantando, algo bem legal e que tem tudo a ver com o clima jovem e eclético de Barcelona, portanto não deixe de incluir na sua lista.
Museu e Estádio Camp Nou
Uma visita completa à Barcelona tem que incluir um tour por um dos estádios de futebol mais famosos do mundo, o Estádio Camp Nou, a casa do Barcelona FC. O local é considerado o maior estádio da Europa e se você quiser é possível conhecer todas as instalações. Os tours ocorrem todos os dias com vários horários. Uma dica é dar uma olhada no site do Barça para ver a tabela de jogos, pois quando há partida no Camp Nou, os passeios sofrem alteração de horário. E claro, se você tem o sonho de ver o Messi e companhia jogando, arrisque-se a assistir uma partida e ver o fanatismo e amor de uma das torcidas que mais lotam estádios no mundo.
Passear por Las Ramblas
Outro lugar que deve estar na sua lista do que fazer em Barcelona é passear descontraidamente por Las Ramblas, o calçadão mais visitado e famoso da Europa. Além de ser ponto turístico e de encontro de muitos moradores, as Ramblas atraem vários artistas de rua. Há bares e restaurantes e é onde está localizada a estátua de Cristóvão Colombo, datada de 1888, com mais de 50 metros de altura e apontando para a América. Com pouco mais de 1 km, ela inicia na Praça da Catalunha e segue até Porto Velho em direção à praia. De dia, o local é também ótimo lugar para fazer compras, pois possui várias lojas de ruas e lojas de departamento. À noite, a rua fica cheia de baladas com promotores na frente convidando você para entrar.
Visite um dos mercados de Barcelona
Quando for passear pelas Ramblas, não deixe de visitar o Mercat de la Boqueria, o mercado público de Barcelona, e sentir seus diferentes aromas e gostos. É um local incrível e muito popular. Há várias barracas de frutas, comidas típicas e, logo na entrada, vários quiosques com sucos naturais e picolés deliciosos. Aproveite para repor as energias. Há restaurantes bem legais lá dentro se quiser almoçar ou comer algo.
Foi inaugurado em 1840. Se você gosta de percorrer os mercados frequentados pela população da cidade, há outros espaços, também do final do século XIX, quando o uso do ferro era essencial para os grandes projetos arquitetônicos, e durante a expansão demográfica da cidade, na tentativa de organizar os vendedores ambulantes da época. Entre eles, podemos citar os mercados de La Lllibertad, l’Abaceria Central, de Hostafrancs, de San Andreu e de La Concepció. Espalhados pelos diversos distritos de Barcelona, são construções preservadas de grande relevância histórica e que servem para reunir a sociedade local.
Montjuic e suas fontes mágicas
Não deixe de incluir na sua lista de visitas a região de Montjuic, que está localizada na parte mais alta de cidade. Lá de cima você tem a vista mais linda de Barcelona e é possível avistar inúmeros pontos turísticos como o Estádio Olímpico, construído para ser sede das Olimpíadas de 1992 e o próprio Camp Nou. Suba até o Montjuic de teleférico. Dê, também, uma passada na Fundação Juan Miró, que é sem dúvida um dos museus mais famosos de Barcelona.
Uma programação legal de se fazer no bairro é à noite, quando ocorre o Show da Fonte Mágica de Montjuic, ao ar livre. O show é gratuito e acontece de quinta a domingo a partir das 20h. Os shows duram entre 15 e 30 minutos. A única recomendação é utilizar os trens ou o metro, ou também os serviços de ônibus. Evite ir para esse local de carro, pois além de poucas opções para estacionar seu veículo, o local fica repleto de flanelinhas que chegam a acharcar os turistas.
Dica para comprar ingressos das atrações de Barcelona
Uma dica para economizar com a compra dos ingressos de todos esses lugares de Barcelona, Madri e toda a Espanha é comprar os ingressos antes pela Internet, que além de serem geralmente mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos. Consulte o Site de Ingressos da Europa que vende ingressos para os principais pontos turísticos e passeios de Barcelona, Madri, Valência e de toda a Europa. Eles são um dos maiores vendedores de ingressos de passeios e pontos turísticos de todas as cidades do mundo, o site está em português e o bom é que você compra todos os seus ingressos da viagem em um único lugar, ao invés de ficar comprando no site de cada atração.
Museu da Ferrari é nova atração perto da capital
Localizado na cidade balneária de Salou, pertinho da histórica Tarragona, vale visitar o PortAventura – um parque temático que oferece atrações radicais e algumas atrações molhadas. A cidade virou um espécie de Orlando da Catalunha. Lá inclusive existe outra interessante atração. Concebido aos amantes do automobilismo e também para os ferraristas o Ferrari Land é o segundo parque temático da famosa grife de carros italianos – o primeiro a ser inaugurado foi o Ferrari World de Abu Dhabi, em 2010. Ocupando uma área de 75 mil metros quadrados, o complexo fica anexo ao PortAventura. A ambientação, que homenageia a Itália, tem réplicas do Coliseu de Roma e do Campanário de São Marcos de Veneza.
Mas a grande atração para amantes de carros são os onze brinquedos, entre eles a montanha-russa mais alta e rápida da Europa. Batizada de Red Force, ela vai de 0 a 180 km/h em apenas cinco segundos e lança os aventureiros a 112 metros de altura. A Red Force será a montanha-russa mais alta e rápida da Europa.
Para mais doses de adrenalina, há também o Bounce-Back Tower, um elevador de 55 metros de altura que imita os movimentos dos pistões de um motor, e um circuito de 500 metros de comprimento onde é possível pilotar miniaturas de Ferraris clássicas.
O parque tem também simuladores de Fórmula 1, dando aos visitantes a oportunidade de realizar um pit stop é realmente um passeio incrível. Aproveite ainda para passear pelas alamedas da belíssima praia de Salou, banhar-se nas águas quentinhas do Mediterrâneo.
Barcelona é a segunda maior cidade da Espanha e está entre a Top 6 da Europa. É um destino bastante importante para cruzeiros marítimos, pois de seu porto partem e chegam cruzeiros que percorrem as principais cidades europeias. Uma viagem inesquecível que vale muito cada centavo gasto.
Como chegar
A ROYAL AIR MAROC, a AIR EUROPA, a LATAM e a IBÉRIA. A LATAM é a única que oferece frequências diretas
para Barcelona, as outras companhias tem conexão em Madrid.
Onde ficar
A cidade de Barcelona possui uma das maiores e mais completas e diversificadas redes hoteleiras da Europa. Além disso são mais de duas dezenas de bairros com bos opções. Selecionamos cinco hotéis em bairros com variado cardápio de atrações e fácil acesso de metrô e ônibus.
Onde comer
O retorno – Fica na Eixample, Conte Durgell. Vá de metrô linha 5 até a estação Metrô Clinic. Comida contemporânea.
Tasca I Vins – No El Born, no coração da Barceloneta. Comida tipicamente Catalã.
Taberna de Lesspes – No metrô Lesseps, você vai se deliciar com as croquetas e o famoso Jamón Ibérico.
La Taberna del Cura – Saindo do metrô Fontana vá até a Carrer Gran Gracia, 3. Os melhores peixes e frutos do mar da cidade.
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Foto destaque por Istock/ TomasSereda