Por Mariana Imhof
Fotos: Laurent Bauduin
Bagan é constantemente apontada como o lugar preferido – no mundo – de muitos viajantes. E não sem razão. A atmosfera mágica e surreal dos 360 graus de templos brotando do chão é quase indescritível. Mesmo que lindas fotos ilustrem blogs e revistas de viagem, nenhuma delas consegue captar a grandiosidade e a sensação de estar lá.
Localizada no Myanmar, país localizado no Sudeste da Ásia do lado Tailândia, a cidade foi a antiga capital do reino Birmanês. A maioria dos tempos foi construída entre os séculos XI e XIII. Se diz que a cidade nos tempos áureos chegou a ter mais de 10 mil templos. Hoje em dia, se estima que há pouco mais de 2 mil.
O Myanmar ou Birmânia, foi controlado por uma inescrupulosa ditadura militar desde 1962 e por décadas suas fronteiras estiveram fechadas para o turismo. A recente abertura tem atraído mais e mais turistas para esse país mágico e encantador.
DICAS
- Existem várias formas de explorar Bagan: carro com motorista, bicicleta e moto elétrica. A moto elétrica é uma ótima opção pois além de ser ecológica, permite explorar uma área maior e ameniza o sofrimento do calor insuportável que costuma fazer no Myanmar.
- Na temporada seca é possível sobrevoar a área dos templos com balões. Se o orçamento não for uma fator limitante (porque o preço é salgado) deve ser uma experiência inesquecível.
- Assistir o nascer e/ou por do sol em Bagan é um must do. Se o local já tem uma aura mágica por si, na luz avermelhada do início ou fim do dia, a beleza se torna inexprimível.
- Existem basicamente três áreas para se hospedar em Bagan: Nyaung U, New Bagan e Old Bagan. A região mais barata é Nyaung U, que é onde ficam a maioria dos mochileiros. New Bagan é um lugar bastante charmoso com hotéis de preços intermediários. Como era meu aniversário na ocasião, ficamos nesse bairro, num hotel bem legal com piscina e um delicioso café da manhã que se chamava Kaday Aung Hotel. Old Bagan é o bairro que abriga os hotéis mais luxuosos.
- Não existem restaurantes na área dos templos, portanto sempre bom levar algo na bolsa para beliscar. A área onde eles são mais numerosos é Nyaung U. O super recomendado Weather Spoon’s, com seus deliciosos hamburguers caseiros, não decepcionou. Outra opção pra quem gosta do estilo, são os deliciosos restaurantes indianos, que são bem numerosos por todo o Myanmar.
- Quando vier para o Myanmar ligue o modo aventura, pois estamos falando de um país pobre e com suas limitações e desfrute das belezas locais e da gentileza de um dos povos mais receptivos do mundo.
Está esperando para pôr Bagan na lista da próxima viagem?