Seguindo diversas medidas de higiene e segurança, a Fernando de Noronha, em Pernambuco, já pode receber turistas novamente. Com o decreto do governo local que autoriza o retorno do turismo no arquipélago, a Azul retomará suas operações comerciais no destino a partir de 1º de outubro. Eleita a melhor companhia aérea do mundo pelo ranking de 2020 do Tripadvisor, a Azul foi a única aérea a manter voos semanais para Noronha, transportando mantimentos, moradores e autoridades públicas.
Cumprindo todos os protocolos adotados desde o início da pandemia, a companhia voará para Noronha com o Embraer E195 E1, com capacidade para até 118 clientes, às quintas, aos sábados e aos domingos. Nesta primeira etapa de reabertura, apenas clientes que apresentarem laudo de RT-PCR positivo para o novo coronavírus, com emissão há mais de 20 dias, ou sorologia positiva para SARS-CoV-2 em até 90 dias da chegada à ilha poderão embarcar.
Os voos com destino ao arquipélago serão comercializados até três dias antes da partida. Esse é o prazo limite para que o cliente que adquiriu o bilhete entre no site oficial do arquipélago, pague a taxa de preservação ambiental e envie a documentação solicitada comprovando os anticorpos contra a doença. Após a análise da documentação, a administração da ilha enviará autorização de embarque à companhia aérea, que disponibilizará o check-in, inclusive online, para esses clientes.
Novo padrão de limpeza e segurança
A Azul reforçou a limpeza de suas aeronaves a cada voo e à noite, seguindo os protocolos sugeridos pela IATA. A companhia também foi a primeira do país a tornar obrigatório o uso de máscaras por tripulantes e clientes, tanto a bordo quanto em solo. Em outra iniciativa pioneira, a Azul passou a medir a temperatura dos tripulantes a cada início de turno.
A companhia tem orientado o check-in pelo aplicativo da Azul e, para aqueles que precisa despachar a bagagem, sugere o uso dos balcões de autoatendimento, em que o próprio cliente etiqueta sua bagagem sem contato com a tela dos tablets. Para o embarque, a Azul lançou o Tapete Azul, tecnologia pioneira no mundo, que é composto por um conjunto de projetores e monitores. Por meio de realidade aumentada projetores no chão formam um tapete virtual colorido e móvel, que convida a pessoa a se posicionar na fila de acordo com seu número de assento. A inovação vem proporcionando uma diminuição de cerca de 25% no tempo em que uma pessoa leva entre embarcar e sentar dentro do avião e, de quebra, contribui para o distanciamento social, já que os passageiros convocados para o embarque ficam a quatro metros de distância entre si.
A bordo da aeronave, kits com luvas, álcool em gel e lenço umedecido estão à disposição para uso dos clientes e dos tripulantes da Azul quando necessário. A companhia também tem utilizado descontaminantes bactericidas que contam com um princípio ativo que elimina o vírus da COVID-19 em 99,99% dos casos. Com o produto e a limpeza dupla nos assentos, mesinhas, bolsão, banheiros, encosto de cabeça, cinto de segurança, janela, paredes e compartimentos superiores, a Azul vem atendendo todas as normas de procedimento de limpeza e desinfecção sugeridas pela Anvisa. O serviço de bordo passou a ser realizado ao final do voo, garantindo o uso da máscara durante toda a viagem, e o desembarque agora é realizado por fileiras, evitando as costumeiras aglomerações no corredor no momento de saída da aeronave.
Mais informações em: voeazul.com.br
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Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / diegograndi