A Avianca foi reconhecida pelo ranking da Cirium como a companhia aérea mais pontual do mundo em 2023. Essa categoria avalia as companhias aéreas que operam diariamente em pelo menos três regiões. Durante 2023, a companhia aérea manteve uma média de 85,73% de pontualidade (OTP, pela sigla em inglês de On-Time Performance) nos 213.039 voos medidos pela Cirium, em sua rede de 75 destinos em 25 países da América e Europa.
Esta é a primeira vez que uma companhia aérea colombiana se posiciona como a mais pontual do mundo, liderando o ranking global à frente de companhias como Qatar Airways, Delta Air Lines, Iberia, Latam Airlines e American Airlines, entre outras.
A empresa alcançou esse resultado no contexto de sua transformação do modelo de negócios e após a implementação de vários planos de melhoria, como foco em indicadores operacionais em tempo real, design colaborativo de rede, melhoria nas capacidades de coordenação do centro de controle e melhor coordenação entre equipes.
“Estar à frente de companhias aéreas de renome mundial é um marco que coloca a Colômbia como referência na indústria. Ser a companhia aérea mais pontual é uma conquista enorme das mais de 14 mil pessoas que fazem parte de nossa equipe e que estão comprometidas em conectar a América Latina ao mundo. Seu trabalho, sua abordagem incansável ao cliente e a coordenação com aliados, fornecedores e autoridades nos permitiram alcançar um resultado excepcional que se traduz em um serviço pontual, seguro e com a bagagem no destino, para nossos clientes”, afirmou Frederico Pedreira, CEO da Avianca.
A Avianca consolidou sua posição como líder em pontualidade em 2023, depois de ocupar a sexta posição no ranking global da Cirium em 2022, com um OTP de 83,48%. Durante 2023, a Avianca ocupou o primeiro lugar nos meses de maio, junho, agosto e setembro, e esteve no top 5, de forma consecutiva, entre fevereiro e outubro.
É importante destacar que esse resultado foi alcançado em um ano em que a Avianca aumentou o número de rotas, passando de 129 em 2022 para 146 em 2023, encerrando o ano com cerca de 32,3 milhões de passageiros transportados. Além disso, a companhia aérea melhorou significativamente seu indicador de incidentes com bagagens, reduzindo de 2,24 incidentes por cada 1.000 viajantes em 2022 para 1,58 em 2023. Isso foi somado à redução do tempo médio de resposta nos canais de atendimento, que em 2023 chegou a menos de 2 minutos, e uma taxa de resolução de solicitações de 97% no primeiro contato.
Mais informações em: avianca.com
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Divulgação / Avianca