Caconde está distante 290 quilômetros de São Paulo e já foi considerada uma das mais belas pequenas cidades do Brasil. O destino se destaca não só por suas belezas naturais, mas também por suas riquezas históricas, culturais e religiosas. Mas, além disso, é bastante conhecido por suas ofertas de aventura.
Rafting, boia-cross, trilhas e cascading – rapel dentro d’água – são apenas algumas opções que o turista aventureiro encontra por lá. E, entre as principais atrações está a Cachoeira Santa Quitéria, onde é possível praticar o rapel em 45 m de altura. O rafting praticado em Caconde tem um diferencial: é o único do mundo com água límpidas e correntes o ano todo e com volume constante.
O destino ainda oferece canyoning, a cavalgada nas montanhas da Serra da Mantiqueira e a canoa canadense que une a aventura esportiva com a contemplação de um cenário paradisíaco; atividades náuticas e as expedições.
Entre as trilhas que existem em Caconde, a da Usina Velha é uma das mais procuradas. Realizada em trecho do leito seco do Rio Pardo, começa na saída do “Túnel do Fuga” e termina nas ruínas da Usina Velha. O percurso de 4 km de extensão passa por matas, margens de lagos, cachoeiras, belas e exóticas formações rochosas, onde originalmente desciam as águas do Rio Pardo. No final do passeio curte-se uma tirolesa que, embora seja curta, termina com um refrescante banho no último lago do percurso.
Onde ficar
Texto por: Eliria Buso