Conhecida como a “Veneza Portuguesa” graças às ruas que cortam seu território, Aveiro tem riquezas culturais que foram construídas no século XX, em seu apogeu econômico. A economia da cidade, localizada no Centro de Portugal, foi moldada com base em suas salinas e na cerâmica, além da riqueza de emigrantes que retornaram do Brasil e construíram residências extravagantes e imponentes – tudo isso com a marcante arquitetura da época, a Art Nouveau.
Art Nouveau ou Arte Nova é um estilo internacional de arquitetura e artes marcado pelas curvas impactantes. No início do século XX, era possível encontrar traços desse estilo em joias, obras de arte, mobílias e até mesmo em edifícios; e Aveiro é um grande reduto para os amantes dessa linguagem.
Passear por essa charmosa cidade é um verdadeiro tour da Arte Nova. Separamos alguns pontos imperdíveis que podem ser vistos a bordo de moliceiros, tipo de embarcação que circula pelas rias da cidade, ou até mesmo caminhando, com direito a paradas estratégicas nas charmosas docerias decoradas com azulejos típicos, cheios de história e arte.
Casa do Major Pessoa – Museu da Arte Nova
O belo edifício foi erguido em 1907, bem no meio do distrito de Rossio. A construção é uma obra deliciosamente multifacetada, com painéis azulejados, além de ostentar uma poderosa fachada.
Onde: R. Barbosa Magalhães, nºs 9, 10, 11 e Travessa do Rossio.
Estação de Comboios
A velha estação de trens de Aveiro faz um belo contraste com a nova estação. O edifício preserva a beleza dos azulejos de sua fachada, recebendo os visitantes da cidade de forma encantadora.
Onde: R. do Dr. João de Moura nº2.
Texto por: Agência com edição de Caroline de Oliveira
Foto destaque por iStock / Acnakelsy