Itacaré, na Costa do Cacau da Bahia, apresentou seus atrativos, infraestrutura hoteleira e gastronômica e de serviços na feira World Travel Market Latin America (WTM), principal evento de viagens e turismo da América Latina.
A apresentação de um dos destinos baianos mais procurados do país contou com a participação da Prefeitura Municipal de Itacaré e da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA).
O prefeito Antônio de Anízio destacou que Itacaré é um dos destinos turísticos mais completos do Brasil. “Ostenta belas praias, possui natureza exuberante, serra, rios e cachoeiras. São locais que atendem a todos os estilos de turistas”, acentua. “Temos praias urbanas e rurais, patrimônio histórico, aventura, cultura popular e o roteiro do cacau e chocolate e outras opções”, completa.
“Além das praias, em Itacaré os turistas podem aproveitar os passeios nos rios e corredeiras como rafting e canoagem. No turismo de aventura a cidade oferece locais para trilhas e escaladas”, relata o secretário de Turismo de Itacaré, José Alves, que também destaca o bom momento que vive o município, com ocupação hoteleira entre 70% e 80%.
A presidente do Conselho Municipal de Turismo de Itacaré (COMTUR), Cida Aguilar, ressaltou que “a cidade possui equipamentos hoteleiros excelentes, com ótimas opções de hospedagem, em locais que ficam próximos das atrações turísticas de Itacaré”.
Maurício Bacelar, secretário de Turismo da Bahia, afirmou que o estado tem apresentado numeros significativos de recuperação. O aeroporto de Ilhéus, por exemplo tem tido crescimento de 40%, desde recém concluída temporada de verão. Outro destaque apresetando pelo secretário é um novo pólo turístico no Litoral Norte, sentido Aracajú.
A região de Baixio deve ser a bola da vez do litoral baiano em breve e ganhar muitos empreendimentos. Lá existem praias paradisíacas e uma natureza exuberante pra ser explorada. O secretário, inclusive, convidou a revista Qual Viagem para uma matéria futura nesse local que está preservado e tem um enorme potencial de ivestimento.
Outros números apresentados pelo secretário é que, além do aeroporto de Salvador, que tem mostrado crescimento médio de 20%, Vitória da Conquista é outro local importante para a Chapada Diamantina e tem apresentando um incremento enorme de procura por voos. Isso colocado mostra que a Bahia está no caminho certo para crescer recuperando grande parte do crescimento que ficou represado durante o período pandêmico.
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Foto destaque: DrC_Photography via Istock