Percorrendo cerca de 60 quilômetros de margem do Mar Mediterrâneo, a Costa Amalfitana, na Itália, é um dos principais pontos turísticos do país.
Atrani é o menor município da região e está situado em uma rocha sob o mar e bem no finalzinho do Vale do Dragão. De todas as cidades da Costa, essa é a menos visitada e está fora das rotas de excursões, o que torna o passeio por ali ainda melhor.
O ponto principal da cidade é a Piazza Umberto I, que fica de frente para o mar e está rodeada de cafés e restaurantes, além, é claro, dos principais atrativos, como a Igreja de San Salvatore del Bireto, onde ocorria as cerimônias com os Duques de Amalfi.
A Collegiata de Santa Maria Maddalena é um dos destaques locais. Datada do século XIII, é a construção mais antiga, foi edificada no estilo rococó e conta com uma incrível cúpula majólica, além de portas de bronze e pilares de mármore, que sobreviveram por muitas décadas e se encontram intactos. Bem pertinho da Collegiata estão a Gruta de Masaniello e a Igreja de Santa Maria del Bando, construída em meados do século XI, que conta com uma parede de rocha onde está a Torre dello Ziro.
As praias da Costa Amalfinata são um espetáculo a parte, e em Atrani não seria diferente. Mar azul turquesa, águas tranquilas para nadar e praticar snorkeling, poucos turistas e muitos restaurantes ao redor.
Texto por Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock por Cristinatrif