O Natal se aproxima e a República Tcheca se prepara para receber todos os seus visitantes com programas especiais em cada cidade, com os mercados de Natal, concertos em igrejas, exposições e muito mais. Aqui, selecionamos quatro opções para viver um Natal tradicional no coração da Europa. Com neve, vinho quente, canções e muitas histórias.
Os mercados de Natal de Praga são considerados alguns dos mais bonitos do mundo e acontecem entre 26 de novembro de 2016 a 01 de janeiro de 2017. Com aroma de cravo e canela, e um verdadeiro ambiente natalino, os mercados de Natal encantam por sua beleza. É o tempo de degustar o svařák (vinho quente), um aromático trdelník (rolinho de massa), um licor de mel quente ou um saboroso presunto assado em lugares como a Praça Venceslau, a maior praça da Europa (Praça de Carlos), ou perto da joia de estilo art nouveau, a Casa Municipal de Praga (Obecnídům), na Praça da República.
O maior e mais tradicional mercado de Natal fica na Praça da Cidade Velha, que está se transformando na principal região durante as festas de Natal, com uma enorme árvore natalina e milhares de visitantes. Nas barracas, produtos tchecos de artesanato a delícias da gastronomia de época como as amêndoas açucaradas ou excelentes embutidos e salsichas (parky e klobásy). Além de tudo isso, há canções em toda a área central da cidade, especialmente nas igrejas, que preparam programas de concertos especiais para a época.
Na região da Morávia é possível aproveitar as feiras de Natal de Olomouc de 20 de novembro a 23 de dezembro deste ano. Uma das principais atrações são as muitas bebidas tradicionais de Natal, como vários tipos de ponche e vinho quente. Um variado programa é desenvolvido a cada ano para estas feiras com bandas populares de diferentes gêneros, teatro para adultos e crianças, demonstrações de tradições e atrações históricas. O presépio de madeira e a pista de gelo pública não podem faltar no programa.
Ainda na região da Morávia, as comemorações de Natal em Brno vão de 27 de novembro a 23 de dezembro. Uma tradicional árvore de Natal está no centro da praça principal, perto do presépio de madeira feito pelo famoso artesão local, Jiří Halouzek e tudo rodeado por um mercado tradicional de Natal cheio de surpresas para os visitantes. O Natal na Praça Zelný preserva o espírito de tempos antigos, quando as árvores eram decoradas apenas com velas, nozes e enfeites de palha. Abaixo desta mesma rua fica o Labyrint, que é um espaço subterrâneo onde há uma feira de Natal a cada temporada.
Ruelas medievais, um mercado tradicional de advento que conta com muitos doces tradicionais, concertos e presépios vivos esperam pelos visitantes em Český Krumlov. O programa tradicional, de 25 de novembro a 06 de janeiro, multiplicará o encanto da cidade no advento, com muitas opções: a iluminação da árvore de Natal, canções de Natal de São Nicolau, navegação de Natal no rio e uma visita ao castelo para ver os ursos em seu fosso são algumas das atividades nesta cidade mágica da Boêmia.
Mais informações em: czechtourism.com
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Jiri Foltyn