Não é necessário sair da cidade de São Paulo nem gastar muito para conhecer atrativos que misturam natureza, passeios ao ar livre e agroecologia. No Polo de Ecoturismo de São Paulo, no extremo sul da cidade, é possível visitar locais com atividades não apenas para o público infantil, como também para os adultos, sendo que a maioria ainda é pouco conhecida por paulistanos e visitantes.
Parques Naturais Municipais
São quatro deles (Itaim, Varginha, Jaceguava e Bororé), todos administrados pela Prefeitura de São Paulo e com entrada gratuita. Possuem trilhas, lagos, brinquedos naturalizados (feitos com material da própria mata), mirante e estrutura para os visitantes como banheiros e área de piquenique, em alguns. Todos fecham às segundas-feiras para manutenção.
Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Curucutu
É o maior parque do estado e tem trilhas como a do Mirante, que em dias abertos permite a visualização de parte da Baixada Santista. É gratuito, porém é necessário fazer agendamento. Fecha em dias de chuva.
Selva SP
Parque de Aventura com atividades previamente agendadas no último rio limpo da capital paulista, o Capivari, que inclui rafting, stand-up paddle, tirolesa, trilha e mais. Os passeios podem ser reservados no pacote completo ou separadamente. Há ainda opção de day use no trecho de remanso do rio, cujos preços variam. Fecha apenas em dias de chuva.
Recanto Paraíso
Aqui é possível fazer passeio a cavalo ou jumento em plena metrópole, com vivência que mostra a rotina dos animais e equipamentos. A cavalgada pode passar por área rural e até trechos com mata mais fechada para os mais experientes. Necessário agendamento.
The Roça Park
Experiência em uma propriedade com produção orgânica e o inusitado passeio de trator com o Seu Joaquim, dono do sítio. Com o day use, é possível usar toda a estrutura do local, com fazendinha de animais, balanço, redário e trilhas. Também oferece refeições e permite a entrada de pets. Na segunda quinzena do mês de janeiro, day use estará disponível nas terças, sábados e domingos, não sendo necessário agendamento.
Estância Ecológica das Água
Possui ampla estrutura com piscina natural, caiaques, trilhas, parquinhos, hortas, pomar e muito mais, com monitores e condutores que garantem a segurança das atividades. Tem visitas agendadas e funciona aos finais de semana, com café colonial a cada 15 dias. E durante o mês de janeiro, a partir do dia 12, o Café Colonial d’Avó estará disponível todos os domingos.
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Daniel Deák / SPTuris