Pequena cidade no norte da Eslovênia, Bled fica a poucos quilômetros da fronteira com a Áustria. Apesar do tamanho, Bled é um dos principais pontos turísticos do país. Não é difícil entender o motivo: o visual da cidade é de uma beleza cinematográfica, caracterizado principalmente por seu lago com uma ilha central.
Ao oeste do centro da cidade fica o amplo Lago Bled, de origem glacial e que varia entre tons de azul e verde. Nele encontra-se uma ilha natural em formato oval, onde está uma igreja, a da Assunção de Maria, rodeada por um denso arvoredo. É esse um dos principais cartões-postais da Eslovênia e um dos pontos mais fotografados do país.
Não deixe de caminhar em torno do lago e, se o clima permitir, passear de barco a remo por suas águas calmas. No verão, dá até para nadar no Lago Bled. Na margem norte, fica o Castelo de Bled, o mais antigo do país. Foi construído no século XI, em um terreno mais elevado e bem na beira de um penhasco. É aberto à visitação e abriga um museu.
Como se tudo isso não bastasse, Bled é ainda circundada pelos Alpes eslovenos, com seus picos nevados e encostas verdes. A região também é muito procurada para a prática de esportes radicais, principalmente na Garganta de Vintgar e no Parque Nacional de Triglav. Bled fica a uma hora de carro da capital, Liubliana. É possível acrescentar uma visita de um dia à cidade em uma viagem pela Áustria, Croácia ou norte da Itália.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Fesus Robert Levente