O bairro de Belém, chamado em Portugal de freguesia de Belém, concentra alguns dos monumentos mais importantes de Lisboa. A região, a poucos quilômetros da Baixa (centro), tem uma forte ligação com a época das Grandes Navegações e dos Descobrimentos. Foi dali, às margens do Rio Tejo, que saíram os navios de Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral e outros exploradores que entraram para a história.
O Padrão dos Descobrimentos, um grande monumento em formato de uma caravela com mais de 50 metros de altura, homenageia esses navegantes e essa importante época da história de Portugal. No topo, há um mirante que oferece uma visão da Rosa dos Ventos desenhada no chão e uma panorâmica do Rio Tejo. Também ligada à época dos Descobrimentos, a Torre de Belém, um dos símbolos de Lisboa, fica a poucos metros da caravela de pedra.
Semelhante a um castelo medieval, a Torre de Belém foi construída em torno de 1500 e era uma espécie de fortaleza e torre de vigia. Lá dentro, explore cada um dos andares, as diversas salas e os terraços que oferecem ótimas vistas. Depois, visite o Mosteiro dos Jerônimos, uma imponente construção classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO.
O mosteiro levou um século para ficar pronto e possui uma fachada em calcário com 300 metros de extensão, com estilo gótico e renascentista. A Igreja de Santa Maria de Belém fica dentro do mosteiro e é uma das mais bonitas da cidade. Lá se encontram os túmulos de Camões e Vasco da Gama. Explore os claustros, os pátios internos e o jardim externo, na frente do mosteiro.
Mas o que realmente tornou o nome do bairro famoso mundo afora foram os pastéis de Belém. A versão original do doce símbolo de Lisboa é feita em Belém, na confeitaria, chamada por lá de pastelaria, de mesmo nome dessas delícias. Os doces vendidos ali são os únicos que podem levar o nome de pastéis de Belém – todos os outros são apenas pastéis de nata.
Feitos de maneira artesanal, cerca de 10 mil unidades são produzidas todos os dias. Apenas três pessoas conhecem o segredo da receita original, que resulta em uma amanteigada e crocante massa folhada, com um creme delicioso e quentinho como recheio. Não deixe de provar essa delícia!
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Kamil24