Ícone do site Qual Viagem

Artigo – Políticas públicas de Turismo para o seu desenvolvimento

Estamos vivendo novos tempos, com um novo perfil de Turista e novos anseios. Atualmente falamos bastante de Turismo Inclusivo, Turismo de Experiência e de Base Comunitária. A realidade do Meta Verso está chegando com bastante força no pós-pandemia, reforçando a necessidade de uma atenção maior à área digital.

Para avançar no Brasil, contemplando todas estas realidades, é preciso uma política adequada de Turismo, com leis que possibilite aos gestores dar continuidade aos planos de turismo, sem precisar ter que reiniciar do zero, todas as vezes que ocorrem mudanças na gestão.

O professor Dr. Mario Carlos Beni, em seu artigo de Política e Planejamento Estratégico no Desenvolvimento Sustentável do Turismo, fala que:

O Turismo do novo século requer solucionar os conflitos de uma maneira construtiva, com uma ampla participação de todos os envolvidos (BENI, Mário Carlos 2001 – Revista USP).

Todavia, um Planejamento adequado, capaz de resolver conflitos diversos, necessita de uma Política Pública de Turismo, através de Projetos de Lei, que garanta a continuidade da gestão.

Os Planos de Turismo precisam ser executados seguindo diretrizes apropriadas de uma Política Pública responsável, seja na esfera federal, estadual ou municipal. Deve sim, existir Leis que possam nortear estes Planos.  Outro ponto de grande importância nas mudanças recentes é analisar e adequar não apenas o Plano anual de Turismo as realidades locais, regionais, e nacional, mas sempre fazer um check list no Planejamento de Marketing, respondendo aos anseios e mudanças constantes na oferta e demanda turística.

O caminho da excelência, na gestão do turismo, passa pela eficiência das leis, em garantir a continuidade da gestão, e a competência técnica dos profissionais.

As Políticas Públicas possuem um papel fundamental para o crescimento da oferta e demanda turística.

Texto por: Manoel Sidnésio Moura

Foto por Freepik

Comentários

Sair da versão mobile