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Artigo – O turismo e a gestão de pessoas

Este artigo é uma continuação do anterior, que trata sobre as políticas públicas de turismo, deixando claro a necessidade da elaboração de leis que possam orientar a formação do quadro de pessoal da Pasta do Turismo, que deve ser formado por, pelo menos, 45% de corpo técnico.

A competência técnica é uma das minhas principais preocupações com a gestão na Pasta do Turismo. A qualificação e habilitação técnica continua um desafio na gestão de negócios, mas também de pessoas, de tal forma que possa minimizar ou resolver os conflitos próprios deste tipo de economia.

A Gestão Pública não é muito diferente da gestão de negócios em uma empresa privada, exige competência, compromisso e responsabilidade em cada uma das pastas, seja no Ministério, em uma Secretaria ou em uma Coordenação, todas são gerências que respondem pelo Gestor Principal.

Reforço aqui que o Gestor Principal da Pasta não precisa ser um técnico, mas deve entender, em nível de excelência, como realizar a gestão de um negócio e resolver conflitos na gestão de pessoas.

Uma empresa privada, na Gestão de Pessoas, parte de princípios que envolvem empatia com funcionários, através do Relacionamento Interpessoal, motivando-os a serem mais promissores nas vendas, atraindo mais clientes.

O Gestor de uma pasta no poder público, principalmente a do Turismo, precisa saber motivar, com sua liderança, todas as equipes internas com o espírito do intraempreendedorismo, aquele capaz de produzir novas ideias e oportunidades para a economia do turismo.

O desafio deste gestor, a nível interno, é ser um líder, que motive sua equipe, ouça suas ideias, reconheça e valorize sua capacidade para apresentar soluções para os problemas da Secretaria de Turismo, sem precisar se impor com seus interesses e agendas.

Os empresários e os Turistas, a nível externo, desafiam o gestor a criar mecanismos para atrair a demanda turística para o destino, impactando, de forma sustentável, a economia. Esse desafio exige uma atitude de escuta dos anseios do Trade Turístico, buscando soluções em conjunto. Para isso, é de fundamental importância a promoção ou participação em feiras, congressos, seminários, fóruns, salões, reuniões, onde todos os envolvidos no processo possam se encontrar, integrar interesses, resolver conflitos e somar soluções técnicas no desenvolvimento de um turismo local, integrado com o turismo regional, nacional e internacional.

É importante lembrar que é da competência do destino (gestão local), fomentar o turismo local, ou seja, criar as condições necessárias de infraestrutura de segurança, de sinalização, de postos de atendimento, acessos, entre outros, para atrair e fidelizar turistas.

Enfrentar e superar esses desafios é a fórmula para o sucesso do gestor do turismo, capaz de lhe conferir reconhecimento e um legado que marcará sua gestão e a história daquele turismo sob sua responsabilidade.

Um bom planejamento, cuidadoso e responsável, uma boa equipe, com a competência técnica necessária, e uma boa gestão, que enfrenta os desafios de forma conjunta, podem conduzir ao sucesso esperado para a economia do turismo.

Texto por: Manoel Sidnésio Moura, da MS Consultoria em Turismo e Professor Dr. Josimar Azevedo, Administrador da SACRUM Brasilidades. Gestão em Cultura e Turismo.

Foto por: Agustin Diaz Gargiulo via Unsplash

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