Para quem vai passar uns dias em Madrid, uma dica é conhecer e visitar um local bastante especial: Aranjuez. Ela é uma das mais encantadoras cidades turísticas ao redor de Madrid. Pode ser chamada da Versalhes espanhola, por abrigar um suntuoso palácio, residência de inverno dos reis da Espanha. O passeio pode começar pelo Jardín del Príncipe. Construído no final do século XVIII, é ladeado pelo rio Tejo e era o lugar de passeio da realeza, que no século XVIII tinha a cidade como sua residência oficial no período de inverno.
Os jardins são encantadores, não existe nenhuma parte que não se possa apreciar. Veja a coleção de embarcações reais. A entrada é gratuita, mas se você quiser ver algumas exposições permanentes que ficam no jardim é cobrada uma tarifa para a entrada.
Já o Palácio de Aranjuez não é tão grande como o de Madri, mas tem sua beleza, luxo e grandiosidade. A entrada é gratuita em dias e horários determinados. Os dias são: quarta e quinta-feira das 15h às 18h (de outubro a março) e das 17h às 20h (de abril a setembro).
Depois da visita aproveite para visitar as ruas centenárias do centro histórico. Lá você poderá encontrar boas lojas de artesanato, joalherias, cafeterias e bares bem interessantes onde pode-se tomar um delicioso vinho e comer um inesquecível “ bocadilho”, sanduíches recheados com queijo, salame e carnes especiais de ovelha ou peru.
Como chegar
Pegando um trem da Renfe de Madri pra Aranjuez leva uma média de 50 minutos é bem pertinho e rápido. As composições partem da estação Atocha a todo momento. A maneira mais pitoresca de visitar Aranjuez é embarcando do Trem do Morango (Tren de la Fresa), uma Maria Fumaça antiquíssima e totalmente restaurada que faz esse trajeto nos finais de semana entre julho e outubro. O passeio sai as 10 horas do Museu dos Trilhos em Madrid, que fica no Paseo Delícias e retorna por volta das 19 horas.
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Foto destaque via Flickr Barcex