Ao longo dos quase 10 meses de distanciamento social, muitas pessoas que adotaram o trabalho remoto saíram das grandes cidades rumo à praia ou ao campo – e esse movimento deve continuar, já que de acordo com um levantamento da Bossa Nova Sotheby’s, a procura por casas no campo e no litoral de São Paulo cresceu mais de 600% em 2020.
Este é um dos dados reunidos em “Anywhere Office”, relatório de tendências com base em pesquisa da Box1824 apresentado pela cerveja Corona e pelo portal The Summer Hunter.
E por que não dar o próximo passo, transformando o home office em Anywhere Office? É esse o objetivo da nova campanha de Corona, que busca difundir o conceito de work with a view (trabalho com uma vista). A ideia é convidar o público que trabalha à distância a viver essa experiência com mais qualidade de vida, mostrando que é possível trabalhar em qualquer lugar, inclusive com os pés na areia. Ou seja, além da mudança no mercado de trabalho, o turismo, tão impactado ao longo de 2020, também continua ganhando novos contornos ao oferecer uma opção de distanciamento em meio à natureza.
“Com o Anywhere Office, hoje consigo viajar pelo Brasil enquanto trabalho remotamente. E, em cada cidade paradisíaca que fico, consigo aproveitar as manhãs para fazer uma trilha ou conhecer uma atração turística. Isso aumentou muito minha produtividade, porque começo a trabalhar tendo acabado de viver uma experiência diferente”, conta Henrique Tsunoushi, analista de performance digital de uma renomada empresa de investimentos que saiu de São Paulo e hoje está em Alter do Chão (PA). Ele e outros profissionais de diversas regiões do país que já adotaram a prática contam suas histórias no site da campanha.
O relatório organiza uma série de pesquisas realizadas ao longo de 2020, apontando mudanças de carreira e estilo de vida desencadeadas pela pandemia. Um outro dado disponível no documento é de uma pesquisa feita pela consultoria Cushman & Wakefield, que aponta que 73,8% das empresas brasileiras pretendem instituir o home office como prática definitiva no Brasil após a pandemia.
“Nós já vínhamos acompanhando a tendência do nomadismo digital, mas a adesão expressiva ao trabalho remoto em 2020 acelerou essa mudança no conceito de espaço de trabalho. Para algumas profissões, isso era o mesmo que estar em um escritório, mas hoje pode significar simplesmente trabalhar em um espaço confortável, com sinal de internet e energia elétrica”, explica João Pedro Zattar, gerente de marketing de Corona.
“Um dos efeitos desse comportamento é a movimentação econômica gerada por essa modalidade de turismo – ainda que as pessoas permaneçam isoladas e seguindo os critérios de segurança, isso se reflete em investimentos em transporte, hospedagem, alimentação e uso de serviços locais que acontecem em mais momentos ao longo do ano, não apenas nas altas temporadas”. A campanha foi lançada com um vídeo, que pode ser assistido no YouTube de Corona Extra Brasil.
Além disso, Corona ainda vai dar uma ajudinha para que alguns consumidores pelo Brasil possam viver essa experiência – a marca também anuncia a promoção Anywhere Office, que vai sortear uma semana de transporte, hospedagem (dentro das regras de distanciamento social) e alimentação para quem quer trabalhar inspirado pelos paraísos naturais brasileiros, sempre com o máximo de cuidado e responsabilidade e de acordo com as medidas de saúde e segurança adotadas por cada região.
Os escritórios adaptados ficam em destinos como Ilhabela (SP), Praia do Rosa (SC) e Trancoso (BA) e para participar, basta acessar thisisliving.com.br/ anywhereoffice.
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Foto por: Studio Limbo