Considerando 2020 e 2021, o último mês de dezembro viu um número recorde de 6.698 visitantes desembarcando na paradisíaca ilha caribenha de Anguilla. Isto é quase a metade dos 12.392 viajantes que chegaram ao destino no terceiro trimestre do ano passado, o que, por sua vez, é seis vezes mais que o número total de turistas em 2020: 2.081. Em dezembro de 2020, apenas 1.321 pessoas desembarcaram no destino, o menor número desde 1993. Em todo o ano de 2021, foram 28.696 visitantes.
A maior parte (47,9%) daqueles que visitaram Anguilla em dezembro de 2021 ficou no destino de 4 a 7 dias. Os visitantes vieram, principalmente, dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Europa. Entretanto, ainda há um longo caminho de recuperação para ser percorrido, principalmente quando se olha o melhor mês de dezembro da série histórica, quando 20.961 viajantes chegaram a Anguilla em dezembro de 2014.
Com apenas 91 km2, Anguilla está localizada no leste do Caribe e, hoje, tem o status de Território Britânico Ultramarino. Tem vizinhos famosos, como St. Barth, Ilhas Virgens Britânicas e Americanas, Saint Martin/Sint Maarten e Porto Rico. Está frequentemente nas listas de melhores destinos para se visitar de publicações como Condé Nast Traveler, Travel+Leisure, Lonely Planet e AFAR.
Anguilla conseguiu se manter fora do circuito de overtourism do Caribe e sua beleza e tranquilidade, com um irresistível charme pé na areia, atraem desde viajantes solitários que querem desconectar de tudo ou trabalhar remotamente, até famílias com crianças, viajantes de negócios e eventos, grupos de amigos e, claro, casais em lua de mel ou em viagens românticas. Brasileiros não precisam de visto para entrar em Anguilla e o jeito mais fácil de chegar até lá é pelo novo voo direto da American Airlines, desde Miami. Atualmente operado três vezes por semana, passa a ser diário a partir de abril.
Pode-se percorrer a ilha, de ponta a ponta, de carro, em 45 minutos. Opções de hospedagem não faltam: resorts, hotéis boutique, apartamentos, exclusivas vilas e os Charming Escapes, uma coleção de propriedades que são a cara de Anguilla, que reúne pousadas de charme. Todos esses meios de hospedagem ou são pé na areia ou estão a poucos passos de alguma das 33 praias da ilha. Muitos têm serviço de spa e o melhor da cena gastronômica e noturna do Caribe.
A ilha teve pouquíssimos casos de COVID-19 e foi elogiada pela OMS pela condução da pandemia. Os protocolos de saúde atualmente vigentes para entrada de estrangeiros incluem estar totalmente vacinados, fornecendo comprovante de vacinação na chegada, e mostrando o resultado negativo de um teste de COVID-19 nasofaríngeo colhido dois dias antes da chegada. Todas as vacinas aplicadas no Brasil são aceitas.
Mais informações em: ivisitAnguilla.com
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Divulgação