Nos dias 19 e 20 de agosto (sábado e domingo), os alunos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, através do Observatório Potiguar do Turismo – OPOTUR, realizaram a Pesquisa do Perfil do Turista do destino Nísia Floresta, à convite da Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo e da Associação dos Empresários para o Desenvolvimento do Turismo do Município de Nísia Floresta e Região – Nísia Floresta e Região Convention & Visitors Bureau.
O destino é o principal e maior destino de atrativos naturais do Rio Grande do Norte, quiçá do Nordeste, com mais de 20 Lagoas, mananciais, com uma excelente gastronomia. Um único destino onde podemos encontrar o turismo gastronômico, sol e praia, lazer, cultural, náutico, religioso, ecoturismo, turismo de natureza, possibilidade de ver a partir da Praia de Tabatinga, em alto mar a migração das Baleias jubartes. Nísia Floresta encanta com sua diversidade de atrativos naturais e com uma forte cultura. O destino leva o nome da primeira escritora feminista brasileira, berço da Campanha da Fraternidade, rico em turismo de experiência, com uma variedade de meios de hospedagem para todo o público.
Sidnésio Moura, Presidente da Associação dos Empresários para o Desenvolvimento do Turismo do Município de NÍsia Floresta e Região – Nísia Floresta e Região Convention & Visitors Bureau, comentou que foi bastante importante esta ação realizada no destino de Nísia Floresta em conjunto com a Prefeitura através da Secretaria de Turismo. “Não podemos fazer nada só, todos nós temos um papel a desempenhar para o desenvolvimento do turismo, e unidos podemos fazer muito mais para o desenvolvimento turístico do nosso destino. Nísia Floresta é um destino com um grande número de atrativos naturais e uma diversidade de segmentos do turismo, com capacidade de atrair grandes investimentos. Foi bastante importante ter uma pesquisa realizada com o apoio da UERN e OPOTUR, que será compilado e catalogado os dados – foram 15 alunos da UERN que estiveram durante dois dias com a coordenação do Professor Dr. Sidcley Allegrini realizando a pesquisa. Com estas informações podemos realizar um planejamento adequado para fortalecer a oferta e demanda turística em Nísia Floresta”, comentou Moura
Para o Secretário de Turismo Alberto Alexandre, a iniciativa da pesquisa foi bastante importante para apresentar o potencial turístico do destino, que está sendo trabalhado para se consolidar como destino emergente e o maior polo de atrativos naturais do RN e Nordeste. “Sempre vi a importância da parceria publico privada para o avanço do turismo. Não existe trabalho isolado para consolidar o turismo fortalecendo a oferta turística e atraindo a demanda turística. Acredito muito que o poder publico e privado trabalhando juntos podem fazer muito para o desenvolvimento do turismo de Nísia Floresta. Conseguimos realizar pela primeira vez, juntos com o Trade turístico de Nísia Floresta a Pesquisa do Perfil do Turista, com o resultado do pesquisa iremos realizar o nosso Plano de Marketing para 2024, com um planejamento estratégico de ações concretas para atrair a demanda e fortalecer a oferta turística”, reforça Alexandre.
Várias empresas da Trade Turístico se uniram para este importante momento de pesquisa para acolher os alunos, onde é bastante importante pontuar cada uma:
Restaurante e Pousada Sua Praia: @suapraiatabatinga
Complexo Camurutaba: @camurutaba @camurutabalagoa
Arituba Pousada: @aritubapousada
Caranguejo do Olavo: @caranguejo_do_olavo
Hotel Praia Bonita Resort: @praiabonitaresort
Restaurante Gosto da Terra: @gosto_da_terra
Terra Molhada Beach Club: @terrabeachclub
Terra Molhada Turismo: @terramolhadaturismo
Restaurante Pimenta com Sal: @restaurante.pimentacomsal
Restaurante do Peixeiro: @restaurantedopeixeiro
Pousada Praia das Tartarugas: @praiadastartarugas
Camurupim Parque: @camurupimparque
Texto por: Agência com edição de Cláudia Costa
Foto destaque por: Divulgação