Algarve, em Portugal, é conhecida por ser uma das regiões mais procuradas no verão europeu. São várias grutas lindas que a região possui, mas a mais bela, romântica e visitada é a Algar de Benagil, uma cavidade natural formada pela erosão do vento e da água e que também é conhecida por gruta ou caverna.
No Algar de Benagil existe uma grande abertura natural no topo, que permite a entrada da luz solar, porém esta abertura não é grande o suficiente para aquecer o interior da gruta. Por isso, é recomendado que visite o local a partir do meio do dia, quando o sol mais forte entra diretamente na gruta aquecendo e iluminando o espaço.
Para se ter acesso ao local, o turista só terá um meio, por água, ou seja, somente por barco, caiaque, nado ou algo do gênero que o ajude a chegar no destino. Vários passeios de barco saem de muitas praias próximas, porém não é permitido descer do barco nos principais pontos.
Uma outra opção é alugar um caiaque, o que sai mais em conta, mas é necessário ficar atento com o tempo de duração de 1 hora. Já o nado é aconselhável apenas para experientes, por conter um mar agitado e com muitas rochas.
Texto por: Raphaela Cristina Alves
Foto destaque por Istock/ PeterEtchells