Produto de uma herança histórica, o Carnaval é uma festa popular de muito destaque no nosso país. Não se trata, no entanto, de uma invenção brasileira. A festividade é resultado da influência de diversas festas da Antiguidade e não é exclusividade do Brasil. Tendo isso em vista, o Cuponation, plataforma de descontos pertencente à alemã Global Savings Group, compilou informações sobre como acontece a festividade em alguns países do mundo. Conheça:
México – Fantasias para “bailar”
Os mexicanos, especialmente os da cidade de Mazatlan, celebram o Carnaval de uma forma muito semelhante à do Brasil. Esse ano, o período da festividade começa no dia 28 de fevereiro e só termina no dia 5 de março, ou seja, quase uma semana de comemoração cheia de cores e diversidade. Eles têm por costume o uso de fantasias variadas, como paródias de pessoas famosas e vestimentas do sexo oposto. A diferença principal com relação ao Carnaval brasileiro são as músicas: no lugar do samba, as músicas locais, com ritmos um tanto dançantes, ganham destaque.
Aruba – Festa das Luzes
Arubanos comemoram o carnaval, e muito! São mais de 30 eventos durante o mês de fevereiro, e uma das festas de maior destaque é a “Aruba’s Grand Lighting Parade”. Nesta, acontece um desfile noturno no qual as pessoas usam roupas brilhantes para iluminar a cidade.
Equador – Muita folia e farinha
No Equador, a comemoração do Carnaval trata-se de uma herança da tradicional indígena, e costuma durar cerca de duas semanas. Na festa, é comum jogar farinha, flores e água. É recorrente também que as pessoas cortejem outras ao presenteá-las com flores e/ou frutas.
Itália – O romance abre espaço para folia
Especialmente na cidade de Veneza, conhecida por ser um destino para os casais apaixonados, o romance abre espaço para a festa carnavalesca. Na festividade, as pessoas costumam usar máscaras e fantasias, assim como no Brasil. Uma tradição que foi incorporada no Brasil também é a do Rei Momo, um personagem da mitologia grega que representa sarcasmo e ironia.
Colômbia – Festa reconhecida pela Unesco
Os colombianos comemoram, especialmente na cidade de Barralnquilla, o Carnaval que foi nomeado pela Unesco como “Obra Mestra do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade”. Além das características que se assemelham a dos brasileiros, a Colômbia se destaca pela presença de ritmos musicais como mapalé e a cumbia.
França com um toque italiano
Os franceses comemoram o carnaval com toda euforia e muita inspiração na festa da Itália. O diferencial da França é a bela Festa das Flores, que conta com uma tradicional troca de flores que atualmente é tida como uma homenagem aos trabalhadores locais.
Mais informações: cuponation.com.br/insights/carna-no-mundo
Texto por Agência com edição de Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock por extravagantni