Um pouco da elegância de Paris com o romantismo do sul da França: assim é Aix-en-Provence, cidade a apenas 30 km ao norte de Marselha. Ao passear por seu simpático centro histórico, encontre ruas estreitas com calçamento de pedra, mansões dos séculos XVII e XVIII, praças bem arborizadas, chafarizes e inúmeras construções com fachadas douradas e telhados avermelhados.
Já deu para perceber que a cidade guarda bem o estilo da região da Provence, ou seja, um charme sem fim. Aix-en-Provence é famosa por ser uma cidade universitária há 600 anos e por ser o local de nascimento do pintor Paul Cézanne – é fácil de entender de onde ele tirava inspiração para seus quadros impressionistas.
Há vários pontos turísticos em Aix, como igrejas, museus (não deixe de conhecer o Granet) e até o ateliê que era utilizado por Cézanne, mas a principal atração no destino é mesmo passear sem rumo pelas ruas, entrar em lojinhas simpáticas e parar para um café, um vinho ou uma refeição enquanto observa o movimento. Afinal de contas, você estará na Provence!
O ponto central é a via Cours Mirabeau, toda ladeada por árvores, fontes, cafés e construções chiques e elegantes onde viviam os nobres do século XVII. Em uma das pontas da avenida está a bela Fontaine de la Rotonde. A Mirabeau divide o centro de Aix-en-Provence: ao norte está a parte mais antiga e, ao sul, a área conhecida como Mazarin, onde ficam as mansões.
Os arredores da cidade, mais conhecidos como Pays d’Aix, também reservam surpresas. Há campos e colinas cobertos por ciprestes, vinhedos e oliveiras, além de vilarejos bucólicos – paisagens tipicamente mediterrâneas.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / RossHelen