É perto da cidade de Ouarzazate e aos pés da Cordilheira do Atlas que fica Ait-Ben-Haddou. O local é uma cidade fortificada, também chamada de “ksar”, uma antiga construção tradicional do Marrocos. Protegido por torres e muralhas, há um conjunto de pequenas casas amontoadas, feitas com tijolos de barro cor de terra.
Ait-Ben-Haddou é o mais famoso ksar de toda a região, erguido em torno do século XVII. Nessa época, exerceu um papel importante como posto de comércio nas rotas de caravanas entre o Deserto do Saara e Marrakesh. Hoje, o ksar é um dos Patrimônios Mundiais da Humanidade da UNESCO localizados no Marrocos. Além das casas, a cidadela abriga uma mesquita, uma praça, palacetes, torres de vigia e outras construções.
O panorama do local é tão único que lembra mais um cenário de filme. E não é à toa, já que muitas produções de Hollywood tiveram cenas gravadas em Ait-Ben-Haddou. Alguns desses filmes foram “Gladiador” (2000), “A Múmia” (1999), “Lawrence da Arábia” (1962), “Alexandre” (2004) e “Jesus de Nazaré” (1977).
Com suas características originais, o ksar de Ait-Ben-Haddou parece ter parado no tempo. Mesmo assim, algumas famílias ainda vivem lá. Já a maioria da população mora agora em uma nova cidade, construída fora das fortificações do ksar e do lado oposto do rio, onde há hotéis, restaurantes e lojinhas. Mas, se você estiver interessado em ter uma experiência diferente, é possível ficar hospedado dentro do próprio ksar.
Outra opção, escolhida pela maioria dos turistas, é fazer um bate-volta e passar apenas um dia em Ait-Ben-Haddou, vindo de outras cidades maiores. O ksar fica a 180 km de Marrakesh e a 420 km de Casablanca.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / zanskar