A Geórgia, um país da região do Cáucaso, no cruzamento entre a Europa e a Ásia, tem sido um dos segredos mais bem guardados da comunidade turística há algum tempo.
Mas tudo isso vai mudar em breve, já que o Aeroporto de Tbilisi deverá retomar um voo direto com o Reino Unido (Londres Gatwick), e espera-se que este seja o início de outros voos da capital para outras cidades da Europa.
O que visitar e fazer na Geórgia?
Os viajantes ávidos têm delirado sobre o país da Geórgia há algum tempo, mas os recentes acontecimentos geopolíticos na região tiveram um impacto triste na indústria do turismo. Mas a Geórgia está empenhada em promover-se como um destino seguro; na verdade, Tbilisi costuma estar no topo do Índice de Segurança Global (muito acima de cidades como Londres e Nova Iorque).
Uma das melhores razões para visitar Tbilisi, e toda a Geórgia, é pela sua gastronomia. É um paraíso para os amantes da gastronomia, com pratos únicos como khinkali (bolinhos), kachapuri (pão de queijo) e lobio (guisado de feijão).
Foi também o berço do vinho e tem, sem dúvida, a cultura vinícola mais antiga do mundo. Uma viagem de um dia às regiões vinícolas próximas de Tbilisi é obrigatória para qualquer fã da viticultura!
A Geórgia tem uma cultura acolhedora e calorosa. Embora a sua posição signifique que já passou por muitas ocupações e guerras, tem uma identidade forte e apaixonada que os viajantes podem experimentar através da sua hospitalidade. Os supras georgianos (refeições tradicionais) são uma experiência obrigatória. Eles duram horas e incluem dezenas de brindes do tamada (toastmaster) e convidados!
O país tem uma histórica fascinante. A segunda maior cidade da Geórgia, Kutaisi, é conhecida como a “cidade das igrejas” e é famosa pela sua arquitetura maravilhosa. Uplistsikhe é uma cidade de 3.000 anos, enquanto Mtskheta é uma antiga capital repleta de cultura e história.
Nos meses de inverno, as montanhas da Geórgia são excelentes para esquiar, com pistas como Gudauri oferecendo aluguel de esqui e passes de teleférico a preços acessíveis. E no verão, as mesmas montanhas são atravessadas por trilhas para caminhadas.
Batumi, uma cidade na costa do Mar Negro da Geórgia, não é apenas uma cidade popular entre os banhistas; às vezes é conhecida como a “Las Vegas do Mar Negro” devido aos seus cassinos. Bem na fronteira com a Turquia, moradores e turistas vão à cidade para jogar blackjack e outros jogos.
Batumi é uma cidade acolhedora para turistas, investidores e nômades digitais, com novos apartamentos sendo construídos todos os meses.
Política de vistos favorável
Uma das razões pelas quais a Geórgia tem sido historicamente muito atraente para os nómadas digitais e para os viajantes de longa duração é a sua política de vistos flexível. Viajantes de vários países podem permanecer no país sem visto por um período que pode atingir até um ano.
O inglês é bem falado em todas as cidades e há muitos hotéis e empresas de turismo de alta qualidade que facilitam o planejamento de viagens aqui.
Viajar pelo campo pode ser um pouco mais desafiador, mas os turistas aventureiros exploram as montanhas e a costa do Mar Negro há anos e a infraestrutura só está melhorando. Para quem está um pouco nervoso em explorar a Geórgia de forma independente, passeios estão disponíveis por todo o país.
Air Iveria inicia operações 2024 nova rota para Londres
Os voos do Reino Unido para a Geórgia serão retomados pela primeira vez desde 2020, quando a Georgian Airways voou a rota pela última vez.
Esta rota foi interrompida durante a pandemia; como o Reino Unido não está isento de visto para cidadãos georgianos (ao contrário da UE), a procura tem sido menor nos últimos anos. Mas espera-se que este voo direto seja um primeiro passo no que diz respeito a políticas de viagens mais relaxadas entre os dois países.
O primeiro voo direto entre Londres Gatwick e a Geórgia em quatro anos está programado para decolar em 13 de maio e funcionará três vezes por semana – será operado pela nova companhia aérea Air Iveria, que iniciará operações em 2024.
Além da ligação entre Londres e Tbilissi, já existiu uma ligação operada pela companhia aérea de baixo custo WizzAir, entre Kutaisi para Londres (Luton). Este voo também foi interrompido durante a pandemia e ainda não foi reintegrado, mas a indústria de viagens espera que este seja o início de melhores ligações com a Geórgia.
Atualmente, o Aeroporto de Tbilisi e Kutaisi têm ligações para muitas cidades da Europa, incluindo Varsóvia, Paris, Riga, Atenas e Istambul, e também voam para destinos na Ásia Central e Médio Oriente, juntamente com países vizinhos como Azerbaijão e Arménia.
Em essência, a Geórgia é um país cada vez fácil de visitar; facilitado ainda mais pelas crescentes oportunidades de voo em toda a Europa! A nova ligação aérea entre Londres e Tbilissi tornará uma viagem para a Geórgia muito mais fácil (também é excelente para qualquer passageiro em trânsito dada a alta conetividade área de Londres). E, assim que aterrar e provar a comida, saborear um pouco de vinho e voltar à sua história, verá que este país vale bem a pena!