Novidades incluem um novo terminal, edifício-garagem e melhorias dos Terminais 1, 2 e 4. O objetivo é tornar o aeroporto um dos principais do mundo
O projeto de modernização e ampliações tem como objetivo melhorar ainda mais o atendimento e tornar o local como um dos principais aeroportos do mundo.
Desde que assumiu a gestão do aeroporto em 2012, a concessionária GRU Airport promove uma série de melhorias rápidas para proporcionar mais conforto e segurança ao aeroporto, que recebe mais de 30 milhões de passageiros por ano. OBRAS INICIADAS Até a Copa do Mundo de 2014 estão previstas as entregas das obras de ampliação do Terminal de Passageiros 3 (TPS 3) e do pátio de aeronaves. Com área total de 192 mil m2, o novo TPS é maior que os Terminais 1, 2 e 4 juntos e terá capacidade inicial para 12 milhões de passageiros.
O pátio de aeronaves irá oferecer 34 posições, sendo 20 pontes de embarque.
As primeiras mudanças realizadas no aeroporto foram nos saguões dos terminais com a troca de 900 placas de sinalização, das quais 700 são iluminadas. Segundo a GRU, em torno de 600 bancos já foram reformados ou substituídos e 1,2 mil lâmpadas foram trocadas para aperfeiçoar o sistema de iluminação. Outra novidade que será entregue antes da Copa é a nova pista de taxiamento de aviões, a taxiway PR-A. Com 2.477 m de extensão e 60 m de largura, o trecho irá agilizar as operações de decolagem e desembarques.
Segundo a concessionária, a nova taxiway tem sido construída com o que há de mais moderno em termos de operação e segurança aeroportuária. Até o momento, o aeroporto opera apenas com uma pista de taxiamento, a PR-B.
TERMINAL 3
O novo terminal entra em operação no dia 11 de maio, um mês antes da Copa de Mundo. O TPS 3 será exclusivo para voos internacionais e contará com um hotel interno com cerca de 50 quartos, indicados para usuários em conexão. Um segundo hotel será de alto padrão em frente ao terminal, em um terreno de 10,5 mil m2.
O TPS 3 está sendo equipado com tecnologias modernas para facilitar o fluxo de passageiros, como esteiras rolantes de locomoção conectadas ao Terminal 2, totens de auto atendimento de check-in, despacho automático de bagagem, portões eletrônicos de controle de imigração-emigração. Outras novidades serão o sistema de distribuição de bagagem, que permitirá o despacho com dez horas de antecedência, um terminal de ônibus e o serviço de táxi. Até o dia 7 de maio, o terminal passará por uma fase de testes, que envolve simulações de embarque e desembarque, com todos os equipamentos e sistemas funcionando simultaneamente.
Os outros três terminais têm recebido uma série de melhorias.
A GRU já entregou os trabalhos de revitalização dos pisos podotáteis, que auxiliam a locomoção e atendimento de portadores de deficiência visual. Para agilizar o fluxo de passageiros, foi criada uma área de espera anterior às filas de check- in.
O selo de check-in no autoatendimento foi extinto, o que eliminou a necessidade de o usuário ir até o balcão da companhia. No Terminal 2 a área de raio-X no embarque doméstico foi ampliada em 65%, para 740 m2, em julho de 2013.
A área de segurança recebeu mais um equipamento de raio-X, totalizando sete aparelhos.
O embarque remoto do terminal também aumentou, com mais 50% de espaço, para 1,3 mil m2. Nos espaços reservados aos embarques nacional e internacional ganharam um portão de embarque, cada um.
O objetivo foi reverter esses setores em uma única área de embarque, conforme a demanda. MAIS OPÇÕES DE CONSUMO O Aeroporto de Guarulhos também aumentou a oferta comercial.
Desde que a GRU assumiu a administração do aeroporto, o volume de lojas cresceu cerca de 30%, para 172 estabelecimentos. Após a entrega das obras no Terminal 3 na primeira quinzena de maio, o aeroporto passará a ter cerca de 250 lojas nos segmentos de vestuário, acessórios e alimentação. Os Terminais 1 e 4 irão apresentar opções de consumo mais populares.
O Terminal 2 terá um mix de lojas para o público intermediário.
Já o Terminal 3 contará com estabelecimentos de marcas internacionais. Com a conclusão do projeto de expansão do Terminal 2, a praça de alimentação passou a ter nove lojas no check-in D do Piso Embarque. Já o Duty Free na seção de Desembarque foi praticamente duplicado.
PÁTIOS E PISTAS
ESTACIONAMENTO
IMPOSSÍVEL NÃO PARAR
GRU AIRPORT
Formada pelas empresas Invepar (Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A.) e ACSA (Airports Company South Africa), a administradora GRU gerencia o Aeroporto de Guarulhos desde o dia 6 de fevereiro de 2012, após vencer um leilão de concessão. Do total de ações do grupo, 51% são da Invepar e da ACSA e outros 49% da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). Já dos 51% da iniciativa privada, a Invepar é dona de 90% e a ACSA detém os outros 10%. Em novembro de 2013, o aeroporto foi o primeiro do país a receber a Certificação Operacional definitiva da Anac.