Novidades e tendências relacionadas ao mercado de turismo e esportes de aventura serão apresentadas durante a 19ª edição da Adventure Sports Fair, que acontece de 19 a 21 de outubro, no São Paulo Expo, na capital paulista. O evento é a oportunidade do ano para consumidores conhecerem e testarem novos produtos, equipamentos e tecnologias, e também para participarem de palestras e oficinas com especialistas e grandes nomes.
A Garmin, líder mundial de produtos de navegação por GPS e focada nos setores automotivo, de aviação, náutica, atividades ao ar livre e esportes, terá entre seus principais lançamentos seus smartwatches com armazenamento de música, batizados de fênix 5 Plus,Forerunner 645 Music e vívoactive 3 Music. Além deste novo recurso, cada modelo tem a sua peculiaridade: o primeiro vem com mapas roteáveis incorporados, o segundo conta com monitoramento de frequência cardíaca e dinâmicas de corrida e o terceiro oferece milhares de formas de personalizar o dispositivo, além de permitir o armazenamento de até 500 músicas. A marca também levará o que existe de mais moderno e preciso para a prática de esportes ao ar livre, com toda a linha fitness, outdoor e de câmeras de ação.
A Crosster, focada na distribuição de marcas de lanternas, cutelaria e equipamentos táticos, também apresentará em primeira mão os itens da Fox Knives, fábrica italiana de cutelaria, e Shilba, que conta com lentes diversas, incluindo desde lunetas até binóculos – ambas novidades em seu portfólio. Além disso, mostrará aos visitantes inúmeros modelos novos de canivetes, lanternas e grande parte da linha dos multifuncionais da Leatherman, marca da qual é distribuidora oficial e exclusiva. Já a Nautika, há mais de 40 anos no mercado distribuindo marcas focadas em lazer, outdoor e tática, lançará a linha de mochilas DEUTER 2019, o tênis de trail running Across, da Snake, e a mochila cargueira para crianças FOX DEUTER 30, assim como outros produtos das marcas NTK, Guepardo, Sunlau, Liofoods, Azteq, Sea To Summit e Camelbak.
Por sua vez, a Parma Wood Bike levará à feira sua nova linha de óculos e relógios feitos em madeira, seguindo o mesmo conceito das bicicletas, ao utilizar madeira sustentável como matéria-prima. E a marca Tactical DACS apresentará sua nova linha de calças para caminhadas, confeccionadas em poliamida e com proteção UV fator 50, que as tornam leves e resistentes, e um coturno impermeável, a Bota Mercenary, produzida em couro bovino hidrofugado, dublado com membrana waterproof ITM®, resistente à absorção de água, costuras com vedação interna, solado de borracha Amazonas® e palmilha interna Zahonero® com tratamento Sanitized®.
Entre as novidades do Espaço Surf Allmada, com 18 anos de experiência no segmento de surfe e atividades a remo, está o serviço de assessoria em viagens de surfe, caiaque e stand up paddle para aqueles que procuram novos destinos para praticar o esporte. Já a empresa Cusco Baldoso Experiências em Vela Oceânica apresentará aos visitantes uma série de recursos visuais sobre a prática e também o veleiro de oceano modelo Flash 170.
As marcas Patagonia Bikers, Rolling Patagonia, Patagon Traveler e a CervejaHudson estarão unidas para revelar roteiros originais para famílias e grupos interessados em desbravar o lado mais desconhecido e intocado da Patagônia Chilena, como a região de Aysén, e passeios em motorhome pela famosa Carretera Austral. Enquanto isso, Búzios, um dos mais de 10 destinos expositores, permitirá que os visitantes confiram de perto suas atrações por meio de óculos de realidade virtual 360º. Outra novidade serão os voos operados pela companhia aérea Azul, a partir de Campinas, diretamente para o município de Cabo Frio, que fica a 30 km de Búzios, a aproximadamente a uma hora de carro.
Por fim, a SPOT Brasil apresentará o SPOT Gen3 e o SPOT Trace. O primeiro, da última geração dos rastreadores da marca, é um localizador pessoal com tecnologia 100% via satélite, que mantém o viajante conectado até mesmo em lugares mais remotos, além de possuir um sensor de movimento e envio de e-mail e SMS. O segundo é ideal para monitorar bens, como carros, barcos e motos, oferecendo rastreamento avançado e anti-furto. E a Dreampass Experiences, marketplace voltado para o turismo de aventura e o ecoturismo, explicará aos presentes como é fácil comprar atividades e experiências em seu site e aplicativo.
Para completar, durante o Adventure Congress e as Oficinas de Aventura, eventos simultâneos que reúnem grandes nomes do mercado em uma programação de palestras e workshops, os visitantes terão contato com temas como a importância da mídia outdoor, segundo a visão do Luciano Fernandes, editor de conteúdo da Revista Blog de Escalada, e o marketing aplicado ao turismo de aventura por Vinicius Viegas e Gabriel de Lemos, da Nattrip Agência de Turismo. Também poderão conhecer mais sobre o impacto das plataformas de e-commerce nos negócios de aventura com o Renato Chaves, fundador da Startup Paddles Clothing & Co., saber como se beneficiar das redes sociais dentro deste setor com as dicas do influenciador digital Ramon Costa, entender como usar a comunicação para atrair o público aventureiro com Ariel Figueroa, do blog Coluna de Turismo, e como criar um novo negócio unindo cerveja e aventura como fez Flavio Cremonesi, um dos criadores da cerveja LIFT.
Os ingressos podem ser adquiridos a partir de R$ 30,00 em adventurefair.com.br/ingressos.
Sobre a Adventure Sports Fair
Em sua 19ª edição, a Adventure Sports Fair é hoje o principal encontro dedicado ao mercado de esportes e turismo de aventura da América Latina. Lançado em 1999, o evento se fortalece a cada nova edição e é amplamente reconhecido como referência no setor de aventura ao reunir as principais marcas de equipamentos, acessórios, veículos, vestimentas e tecnologias, além de atrações interativas, destinos, palestras, oficinas, aventureiros e amantes da vida ao ar livre.
Mais informações em: adventurefair.com.br
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Divulgação