A AccorHotels apresentou, na última quarta-feira (22), seu balanço de 2017 e os planos para o ano de 2018. E os números surpreendem. No último ano, a rede bateu recordes de abertura, com 52 novos hotéis na América do Sul. Isso significa que, hoje, a empresa opera 329 unidades, o que representam mais de 50 mil quartos – sendo que 45 mil deles estão no Brasil. O país, inclusive, é o 2º que mais abriu unidades hoteleiras no mundo, considerando os 99 países que o grupo atua.
“Estamos muito próximos de alcançar a meta de ter 500 hotéis na região até 2020”, diz Patrick Mendes, CEO da AccorHotels América do Sul. “No ano em que completamos 40 anos de história, assinamos 43 contratos e superamos a projeção inicial, sobretudo no último trimestre. Para 2018, consolidaremos o desenvolvimento dos últimos três anos com novas aberturas. Nosso objetivo é chegar a aproximadamente 400 hotéis abertos ao final de 2018”, afirma.
Além disso, por meio de investimentos estratégicos, gerenciamento de marca e operações comerciais focadas, a rede se estabeleceu como líder no mercado global de hotéis de luxo. O portfólio dedicado para esse segmento inclui muitas das mais prestigiadas marcas mundiais de alto nível.
Até 2020, a AccorHotels já possui contratos assinados para abrir ao menos 4 hotéis de luxo na região. Em 2019, o Sofitel Copacabana no Rio de Janeiro abrirá suas portas como Fairmont, depois de passar por reformas de R$ 250 milhões. Na América do Sul, será inaugurado o terceiro Swissôtel, em Medellín, Colômbia. A marca MGallery dobrará de tamanho, ganhando dois novos hotéis: MGallery Buenos Aires Callao, com abertura prevista para 2018, e MGallery Montevidéu, previsto para 2020. O Brasil também dobrou o número de hotéis com a marca Grand Mercure em 2017. Com a aquisição de contratos da BHG, saltamos para 7 hotéis da marca.
“Temos quatro pilares estratégicos que norteiam nosso negócio para consolidação do plano 2020: valorização dos colaboradores, paixão pelo cliente, plataforma de distribuição poderosa e melhor relação com investidor. Para 2018, iremos ampliar nosso foco em três aspectos para tornar a experiência do cliente ainda mais positiva: Alimentos e Bebidas, Design e Emoção”, afirma Patrick.
No segmento midscale, foram 14 aberturas em 2017 e houve a inauguração do novo conceito de restaurante para a marca Novotel: o Gourmet Bar – já são duas unidades na região. Além disso, a marca Adagio Aparthotel completou 4 anos de presença no Brasil com 9 unidades, sendo 3 aberturas em 2017. Em 2018, o segmento midscale atingirá a marca de 100 hotéis na América do Sul, com abertura de 6 Novotel, um deles resort.
Por outro lado, a empresa continua com o foco estratégico de desenvolver seu portfólio em hotéis lifestyle, com marcas dedicadas para este segmento como Jo&Joe e Mama Shelter.
Texto por: Agência com edição
Foto por: Marcos Telore