O Brasil precisa se conhecer! A valorização das paisagens naturais do país, sua história e cultura estará no centro dos debates do Abeta Summit 2023 – 20º Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura, que ocorre de 25 a 28 de outubro, no município de Grão Mogol, na Cordilheira do Espinhaço, em Minas Gerais. Considerado o principal encontro da cadeia produtiva do turismo de natureza no Brasil, o evento reunirá operadores e consultores especializados, fornecedores de serviços e equipamentos, empresários, acadêmicos, consultores, gestores públicos e viajantes para falar sobre o tema “Redescobrindo o Brasil, novos destinos, novas oportunidades”, destacando projetos turísticos que atuam para a transformação econômica e social do país.
Serão mais de 52 horas de conversas, oficinas, mesas de negócios e mais de 70 palestrantes convidados, além de espaço para apreciar a gastronomia local, que une traços da culinária mineira e baiana. Estão confirmados os painéis sobre os futuros cenários possíveis para o turismo de natureza no Brasil, com o dinamarquês Peter Kronstrøm, diretor do Horizons Institute e fundador do Future Lounge; sobre os desafios para a redução das emissões de carbono, com o professor Saulo Rodrigues Pereira Filho; sobre geoparques brasileiros, com Janaína de Medeiros e Fabiano da Silva, e sobre inteligência artificial no turismo, com Vinícius Viegas e Fernando Alves. O evento também receberá representantes dos Ministérios do Turismo e do Meio Ambiente, do Sebrae e de outros órgãos governamentais para falar sobre as perspectivas para o turismo brasileiro de natureza.
Entre outras atrações, o Abeta Summit 2023 sediará a 3ª edição da Exposição de Destinos (Re) Descobrindo o Brasil – espaço que apresenta atrações naturais e lugares pouco conhecidos do turismo. “É preciso descobrir lugares, pessoas e oportunidades para o desenvolvimento de negócios inovadores, baseados em produtos sustentáveis, seguros e responsáveis, para com o ambiente natural, com a cultura e com a sociedade”, destaca Luiz Del Vigna, diretor executivo da Abeta. Nas oficinas, serão abordados temas como diversidade e acessibilidade no turismo, a importância e influência dos povos originários no turismo, educação, turismo na maturidade e presença feminina no turismo.
Durante o congresso, ocorrerá, ainda, a entrega do Prêmio Abeta Brasil Natural, que contempla os destaques, entre os associados, em Sustentabilidade, Inovação e Segurança dentro do segmento de turismo de natureza no Brasil. A partir deste ano, a premiação incluirá também a categoria Acessibilidade.
Mais informações: abetasummit.com.br
Texto por: Agência com edição de Cláudia Costa
Foto destaque por: Juan Mendez via Pexels