Localizada entre as cidades de Auxerre e Montbardm, na França, a Abadia de Fontenay é um dos destinos que devem ser adicionados à sua listinha de “must see”.
A Abadia de Cister foi fundada em 1098, mas foi em 1118 que Bernardo de Clairvaux, um dos santos mais importantes no país, fundou Fontenay e o monastério para os monges da Ordem de Cister. É um dos lugares mais míticos da França, que continua muito bem preservado e impressiona com seu conjunto arquitetônico que se estende por mais de 1.200 hectares de terra. Além disso, é a abadia mais preservada e antiga do mundo.
Controlada por diferentes ordens religiosas ao longo do tempo, foi inicialmente ocupada pelos monges beneditinos no período românico, posteriormente passou a gerida apenas por monges cistercienses.
Os cistercienses se dedicaram a agricultura e criação de animais, produziam o pão e o leite para consumo próprio, além de forja de ferro.
Foi somente na Revolução Francesa que a história da abadia deu uma estremecida. Após ser abandonada completamente pelos monges, a família Montgolfier comprou a locação dos revolucionários, assumiu o lugar e a transformou em uma fábrica de papel. Hoje é possível ver algumas documentações dos irmãos Montgolfier.
Desde 1905, quem cuida da abadia é a família Aynard, que transformou o local em um point turístico e preserva o patrimônio.
Conhecer a abadia é dar uma volta do passado. Logo na entrada fica o alojamento, que marcava o espaço fechado e protegido com o exterior, onde um guardião ficava ali e recebia os peregrinos, noviços, viajantes, mercadores e enfermos.
Hoje, é onde o tour começa e um guia leva o visitante para uma volta completa ao redor da abadia, passando pelos belíssimos jardins, salas, dormitórios, estátuas, pela forja e também pela Igreja.
Reconhecida como um dos monumentos históricos da França em 1862, a abadia foi declarada como parte do Patrimônio Mundial pela UNESCO, em 1981. Em 1989 Fontenay recebeu 100 mil visitantes.
A abadia funciona diariamente para os visitantes das 10h às 17h (variando na alta temporada, quando fica aberta até as 18h). A taxa de entrada padrão é de £10,00 sem guia e £12,50 com tour guiado.
Texto por Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock por RnDmS