logo

Telefone: (11) 3024-9500

A tecnologia mudou a previsão do tempo | Qual Viagem Logo

A tecnologia mudou a previsão do tempo

18 de dezembro de 2023

A previsão do tempo, uma prática que remonta a séculos atrás, passou por uma transformação notável com o advento da tecnologia moderna. Antigamente, as previsões eram baseadas em observações empíricas e padrões reconhecidos ao longo do tempo. Hoje, graças aos avanços tecnológicos, temos uma compreensão e capacidade de previsão muito mais precisas.

Mas nem precisamos ir tão longe atrás no tempo para perceber como a previsão do tempo mudou. Basta recuar dez anos para verificar como a determinação do clima em uma determinada região é diferente. O avanço tecnológico não pára e novas ferramentas são lançadas, para tornar a previsão do tempo mais acertada e calculada, como as disponíveis em climatempo.

Como vai estar o tempo amanhã?

Todos nós, por um ou outro motivo, procuramos saber como vai estar o tempo no dia seguinte. Esta necessidade pode estar associada à escolha do vestuário ou à festa ao ar livre que se programou, mas a previsão do tempo é uma ciência muito mais abrangente, que ajuda a prever determinados eventos meteorológicos e poder avisar as populações com antecedência. Uma previsão do previsão do tempo bh ou de qualquer outra região tem um vasto leque de objetivos, dos mais fúteis aos mais importantes.

A previsão do tempo nos últimos anos

A meteorologia tem evoluído ao longo dos anos. Uma evolução que tem por base conhecimentos mais aprofundados do nosso planeta e de eventos meteorológicos, mas também o uso de novas ferramentas, concebidas por conta da evolução tecnológica.

Radares e satélites, usados nos dias de hoje, para previsões do tempo mais precisas, são uma realidade relativamente recente.

Qualquer pessoa, munida de um termômetro, um barômetro ou um pluviômetro pode fazer uma previsão do tempo, mais ou menos, acertada. Afinal, a temperatura, a pressão do ar e a precipitação são os elementos chave de uma previsão do tempo. No entanto, os avanços tecnológicos levaram a que as previsões de tempo sejam feitas para 3 semanas ou um mês, com uma precisão cada vez maior. Tudo isso, graças aos instrumentos com tecnologia recente, que incluem radares, balões, bóias marítimas e estações meteorológicas, para uma previsão mais correta. Nos últimos anos, as novas tecnologias permitiram uma mudança e uma avanço na previsão do tempo, tornando-a mais correta.

Foto destaque por: NOAA na Unsplash

Comentários