Da ficção para a realidade. Paisagens deslumbrantes, construções incríveis, pontos históricos e lugares emblemáticos. Seja pelas belezas naturais, arquitetura singular ou cartões postais glamorosos, alguns destinos inspiraram produções cinematográficas e até tornaram-se famosos de verdade por serem cenários de sucesso de bilheteria em todo o mundo.Veja alguns locais que ficaram imortalizados no cinema e que atraem visitantes de vários países todos os anos.
CASTELO DE ALNWICK, REINO UNIDO
Harry Potter Ao norte da Inglaterra, localizado na divisa com a Escócia, Northumberland se destaca pela beleza natural. A grande
atração é o belíssimo castelo de Alnwick. Construído há mais de 700 anos, o local foi setting de filmagens de “Harry Potter e a Pedra Filosofal” (2001) e “Harry Potter e a Câmara Secreta” (2002). Turistas de várias idades e nacionalidades visitam o lugar. Todos os verões, dezenas de crianças protagonizam cenas em um dos pátios do castelo. Outro destaque é o Alnwick Garden, um dos três jardins mais visitados do mundo.
CATEDRAL DE LINCOLN, REINO UNIDO
Troia País rico em artefatos e ruínas arqueológicas, a ilha de Malta também foi cenário do épico Troia (2004). As filmagens foram em Fort Ricasoli, um complexo militar construído no século XVII. O vilarejo também foi setting de cenas de “Gladiador” (2000) e da primeira temporada do seriado “A Guerra dos Tronos” (2010). O forte compõe uma paisagem paradisíaca e romântica no litoral do Mar Mediterrâneo. Sem dúvida, o lugar proporciona uma experiência inesquecível e cinematográfica, literalmente.
Indiana Jones Considerada uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo, Petra é uma inestimável joia arqueológica no Oriente Médio. Fundada no século IV a.C. pelos nabateus, uma tribo árabe nômade, o lugar é rico em história e cultura. A grande atração é Al-Kazneh, um antigo templo que foi cenário para o filme “Indiana Jones e a Última Cruzada” (1989). Esculpido em um paredão, o santuário tem 50m de largura por 45m de comprimento. Vale a pena visitar o local em um dromedário ou um burro. A recomendação é perto do fim da tarde, evitando a temperatura elevada típica da região durante o dia.
GUILIN, CHINA