Situado ao leste da Serra da Mantiqueira, na divisa de Minas Gerais e Rio de Janeiro, o Itatiaia é o mais antigo parque nacional do Brasil. Inaugurado em 1937, é um dos locais mais procurados para a prática de bridwatching e montanhismo.
Com cachoeiras, trilhas de diferentes níveis e picos altos, o parque também desponta como um destino de aventura ecológica. O Itatiaia abrange uma área de 30 mil hectares e se destaca pela sua biodiversidade e riqueza hídrica. Ao total, são doze nascentes de bacias regionais, que drenam para o rio Grande e o rio Paraíba do Sul, o mais importante do estado do Rio de Janeiro.
O parque está classificado como uma Unidade de Conservação do bioma brasileiro e faz parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, reconhecida como Patrimônio Natural pela UNESCO. Por lá, existem cerca de 5 mil espécies de insetos, 384 de aves e 50 de mamíferos, além de inúmeros répteis e anfíbios, muitas das quais estão ameaçadas de extinção, como o sapo flamenguinho, a onça suçuarana e o macaco muriqui.
Como visitar o Itatiaia
O parque é dividido de duas maneiras: Parte Alta e Parte Baixa. Apesar de oferecem os mesmos tipos de atrativos, as portarias são separadas por níveis de atividades. Em ambas as partes é possível praticar birdwatching, caminhadas pelas trilhas e ciclismo.
Na Parte Baixa, se concentram as trilhas, poços e cachoeiras que possuem fácil acesso. Essa é a área mais indicada para visitantes que estão com crianças pequenas, possuem mobilidade reduzida ou, ainda, desejam curtir um programa mais leve.
Nesse perímetro, o Lago Azul e as cachoeiras do Complexo do Maromba são as mais indicadas para tomar um bom banho. O local também oferece quiosques e pontos para piquenique.
Na Parte Alta, estão as melhores opções para quem busca aventura. As formações rochosas variam entre 700 e 2.800 metros de altitude, e as trilhas são mais extensas e pesadas.
Entre as opções de escalada estão Camelo, Couto, Prateleiras e Altar. A mais procurada, no entanto, é a travessia que leva até o Maciço Agulhas Negras, o quinto maior pico do Brasil. São 11 quilômetros de caminhada feita por dentro da mata fechada. Lá de cima, é possível ver todo o complexo do Itatiaia.
Para quem busca um banho de cachoeira, as melhores opções são a Cachoeira das Flores e a Cachoeira do Aiuruoca.
O Parque do Itatiaia ainda oferece um centro de visitantes com um museu dedicado à fauna e flora do local, que reúne exposições de arte, montanhismo, botânica e zoologia.
Onde ficar
O distrito de Penedo é uma ótima possibilidade de hospedagem para quem visita o parque. Além da proximidade com as entradas do Itatiaia, a região oferece uma variedade de atrativos culturais – que possuem forte influência finlandesa.
A maioria dos hotéis está situada no centro do distrito e a poucos minutos de distância das principais atrações turísticas.
As pousadas em Penedo também são uma ótima opção de hospedagem. Como a região costuma ser bastante procurada, principalmente aos finais de semana, vale a pena fazer sua reserva com antecedência.
Serviço
Parque Nacional de Itatiaia
Horário: Na Parte Baixa, o horário para ingresso inicia a partir das 8h com permanência até às 17h. Já na Parte Alta, o visitante pode entrar das 7h às 14h, e permanecer até às 17h.
Mais Informações: www.parquedoitatiaia.tur.br
Texto por Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock por Hans Harms