Viajar e conhecer outras culturas é sempre bom. Vez ou outra, o idioma pode ser o ponto que falta para conhecer outro país. Mas não somos só nós e nossos patrícios portugueses que falam nossa língua mãe no mundo. É possível viajar conhecendo belezas e culturas distintas falando português. Veja as principais atrações dos destinos onde a língua oficial é a mesma que a nossa – com sotaque e dialetos diferentes, é claro, ora pois!
Portugal
Dos azulejos e ruas encantadoras de Lisboa, passando pelos vinhos do Porto e a gastronomia rica em Alentejo, Portugal tem atrações que nos ligam tanto quanto a língua e os laços do passado. Sem esquecer é claro de Fátima e seu significado de fé, Sintra e seus Patrimônios da Humanidade e seu litoral perfeito para a prática de esportes.
Moçambique
Entre as fachadas de Maputo, uma faixa de mais de 2 quilômetros de praias e a Ilha de Moçambique, fica fácil falar do destino, que reúne savanas, safáris e muitas belezas naturais. Apesar da estigma de subdesenvolvimento, seu povo recebe a todos com uma receptividade digna de primeiro mundo. O Arquipélago de Bazaruto, formado pelas ilhas de Bazaruto, Benguerra, Magaruque, Santa Carolina e Bangue é uma das principais atrações do país. Seu mar de águas cristalinas e mornas, em conjunto com a paisagem torna qualquer tarde num oásis para o relax.
Angola
O turismo no país é baseado totalmente em suas belezas naturais. Apesar da estrutura não estar focada em receber, por conta de suas idas e vindas políticas, conta com cartões-postais que encantam. Vizinha a capital Luanda, Mussulo, é uma boa opção para curtir suas amplas faixas de areia e águas calmas. O lugar é coberto de coqueiros, bangalôs e bares. O país tem também as Quedas de Kalandula, as segundas maiores quedas d’água de todo o continente africano, com cerca de 100 metros de altura.
Guiné-Bissau
Situado na costa Oeste do Norte de África, Guiné-Bissau conta com maravilhas naturais como o arquipélago dos Bijagós. Do Parque Marinho João Vieira – Poilão à ilha de Orango, das florestas sagradas às praias de Varela, passando pelo ambiente festivo de Bissau, sua capital. Há ainda as belas praias de Varela, Bubaque, Caravela e Bolama (que conserva vestígios arquitetônicos da ocupação colonial).
Timor Leste
O Timor-Leste é rodeado por vales e montanhas, além de paisagens naturais incríveis que fazem qualquer ecoturista se sentir em casa. Para quem gosta de praia, uma das belas é a Tuluala. Para praticar esportes náuticos, a dica é visitar a ilha praticamente deserta de Jaco, considerada o paraíso do país. Díli, sua capital, concentra a melhor estrutura para receber e hotéis.
Cabo Verde
Refugiadas em meio ao oceano Atlântico, as dez ilhas de Cabo Verde se beneficiam de uma localização geográfica privilegiada, entre os continentes Africano, Europeu e Americano. O país tem quatro aeroportos internacionais, estabelecidos nas ilhas de Santiago, Sal, Boa Vista e São Vicente, que oferecem ligações a África, América, bem como às principais cidades da Europa.
São Tomé e Príncipe
Situado perto da costa africana, o arquipélago tem tudo para ser um paraíso tropical. Sua capital, São Tomé, é pequena e pitoresca, cheia de sabor português, com prédios coloniais e extensos parques coloridos bem cuidados. Já entre as melhores praias, a das Sete Ondas e a Praia Grande, resumem-se areia fina e branca e águas cristalinas.
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por Istock/ Sean Pavone