A Booking.com, juntamente com a ONG Think Olga, acaba de lançar um guia exclusivo com o objetivo de desmitificar, incentivar e ampliar as possibilidades para as mulheres que viajam sozinhas.
A ideia para o projeto surgiu há cerca de um ano, após uma pesquisa realizada em diversos países da América Latina, como Brasil, Argentina, Colômbia e México. A análise revelou que 61% dos turistas dessas regiões acreditam que existem preconceito com mulheres que viajam sozinhas.
De acordo com o mesmo levantamento, os viajantes da América Latina possuem percepções positivas acerca das atitudes de mulheres que viajam por conta própria. Para os latino-americanos, elas são independentes (65%), aventureiras (54%), seguras de si (51%) e corajosas (40%) – em meio aos viajantes brasileiros, os números sobem para 71%, 52%, 53% e 49%, respectivamente.
A colaboração em conjunto visava produzir um conteúdo especial com informações e recomendações úteis de como as mulheres podem ter uma melhor experiência de viagem. “Nosso objetivo, enquanto empresa, além do reconhecimento da causa, é ampliar as oportunidades desse público que também é consumidor”, afirma Luiz Cegato, Gerente de Comunicação da Booking.com na América Latina.
A cartilha ainda tem como finalidade sensibilizar as pessoas para temas que não são tão discutidos, além de instrumentalizar e educar para que haja mudanças que causem impactos positivos na vida dessas viajantes. “O guia é um amigo para fortalecer as mulheres enquanto seres autônomos”, ressalta Juliana de Faria, idealizadora da ONG Think Olga. “O grande trunfo dele é iniciar uma discussão sobre autonomia, mobilidade urbana e conquista de espaços públicos de maneira legal, segura e consciente”, finaliza.
Mulheres pelo mundo: uma guia para viajar em sua própria companhia
A cartilha “Mulheres pelo mundo: uma guia para viajar em sua própria companhia“ conta com indicações práticas para aproveitar ao máximos as experiências de uma viagem, bem como estratégias para enfrentar o medo de viajar sozinha, facilidades, dicas para se conectar com as pessoas e de segurança relacionadas à violência. “Gostaríamos de reforçar que o guia não tem como objetivo responsabilizar as mulheres por sua própria segurança, apenas ressaltar algumas sugestões e fortalecer as mulheres em suas viagens”, declara Juliana.
O guia é uma realização da Booking.com com conteúdo e produção da Think Olga, Think Eva e Lívia Aguiar e ilustrações de Eva Uviedo. O guia é gratuito e está disponível em três idiomas: português, inglês e espanhol.
Mais Informações: www.mulherespelomundo.com
Texto e Imagem: por Carolina Berlato