A sua viagem tão esperada está chegando e você quer dicas para viajar em cruzeiro? Acompanhe o texto!
Viajar de cruzeiro certamente é uma experiência incrível.
A oportunidade de poder acordar a cada dia em um lugar diferente é uma delas.
É uma forma de poder conhecer inúmeros lugares em apenas uma viagem.
Então neste conteúdo, nós resolvemos suas dúvidas compartilhando as melhores dicas para viajar em um cruzeiro pela primeira vez.
Embarque em sua viagem de cruzeiro!
Hoje as empresas de cruzeiros triplicaram. Eles não são mais apenas para idosos ou para viagens em família. Os cruzeiros são práticos e existem cruzeiros voltados para todos os tipos de públicos.
Depois de fazer uma reserva, você faz as malas e embarca sem grandes preocupações.
Sua única responsabilidade é decidir qual das várias atividades que você deseja fazer no cruzeiro, e claro, se divertir e relaxar!
7 dicas para fazer sua primeira viagem
- Qual local quer ir, quando e que companhia
A primeira coisa que você tem que decidir é qual lugar do mundo você quer conhecer.
Depois disso, qual é o seu orçamento e quais são os períodos que mais lhe interessam.
Então, a partir dessa base você pode fechar um contrato de viagem com a companhia que atender a essa expectativa.
Existem cruzeiros que fazem apenas a costa brasileira, outros fazem a América do Sul, outros são transatlânticos (saem de um continente para outro) e ainda há os navios que dão a volta no mundo todo.
Você precisa escolher o que melhor se adequa às suas necessidades e preparar o investimento, que varia de R$3.000,00 até mais de R$80.000,00, dependendo do navio e destino escolhidos.
- Atenção a documentação
Identidade, passaporte, visto se necessário, carteira de motorista internacional se você planeja alugar um veículo em qualquer uma das paradas, autorização de viagem para menores de idade.
Tudo controlado e com as datas de validade exigidas pelos países que você vai visitar.
E lembre-se de preparar bem os seus documentos e mantê-los seguros durante a viagem; tenha sempre o cartão de identificação à mão.
- Atenção a mala
A mala deve ser preparada com cuidado.
Evite exageros.
E na hora de preparar a mala deve ser levado em consideração aonde você está indo, como em qualquer viagem, coloque as roupas de acordo com as temperaturas da área que você visita.
Lembre-se que no cruzeiro sempre há a noite do capitão onde os trajes são mais formais. Para visitar os restaurantes no jantar, uma boa roupa também é recomendada.
- Saiba o que vai fazer
Cada dia você receberá uma cópia do boletim do navio com as atividades e eventos programados.
As opções podem ser impressionantes – filmes, aulas de dança, artesanato, seminários, comediantes, bandas, shows – sem mencionar o tempo necessário para as refeições, diversão nas piscinas e jacuzzis e banhos de sol.
Você se pergunta, como posso fazer tudo isso? Praticamente impossível. Então marque as atividades que mais lhe interessam.
- Atenção a simulação
No início de um cruzeiro, é realizada uma simulação de emergência.
É muito importante (e interessante) que você participe, pois eles lhe darão instruções sobre como agir no caso de uma emergência de qualquer tipo.
O caminho de evacuação é marcado em um avião em cada cabine (geralmente atrás da porta principal). Certifique-se de ter claro.
- Medicamentos
A compra de medicamentos a bordo costuma ser mais cara do que o habitual, por isso, não se esqueça de trazer um kit pessoal contendo anti-inflamatórios, analgésicos, pomadas para inchaços ou dores musculares e medicamentos para tontura e problemas digestivos.
Sempre recomendamos também um seguro viagem. No caso de um contratempo, você vai ter a garantia de não ter de custear tudo em dólares/euro, que são as moedas utilizadas dentro dos navios.
- Se comportar no cruzeiro
Por muito tempo fazer um cruzeiro era apenas algo voltado para pessoas muito ricas.
Hoje a realidade é outra. É possível se organizar e fazer um cruzeiro sem gastar todas as suas economias.
Primeiro porque o custo de uma passagem abaixou e também porque existem opções de navios com tudo incluso e com pagamento facilitado em até 12x pelas companhias.
Mas não é porque ficou mais fácil de viajar de cruzeiro que não é necessário se portar bem.
Por isso, é comum ter um certo receio de como se comportar no cruzeiro. O que pode e o que não pode.
Antes de mais nada se informe com a agência contratada ou companhia quais os serviços estão incluídos.
E em relação ao idioma falado dentro do navio, cada empresa tem sua própria língua oficial, dependendo de sua origem:
- Pullmantur e Iberocruceros: espanhol
- Costa Cruzeiros e MSC: italiano
- Royal Caribbean and Carnival: inglês
Mas não precisa se preocupar. Os tripulantes sempre falam mais de uma língua, e farão o máximo para te atender da melhor maneira possível.
Outra dica é sobre os passeios. Os cruzeiros costumam fazer paradas em determinados locais.
Claro que alguns podem ser pagos, mas lembre-se de que não precisa fazer todos. Você pode optar por aqueles que estão inclusos no pacote.
Outra dica é ao uso do celular. A dica é reduzir o uso de telefones celulares, especialmente para fazer e receber chamadas.
As tarifas de roaming, ou internacionais, podem custar centenas de dólares, mesmo se você não fizer nenhuma chamada. A dica é mudar para o modo avião.
Espero que com essas dicas você esteja preparado para fazer a sua primeira viagem de cruzeiro. Deixe nos comentários dicas e outras informações para ajudar nossos queridos leitores.
Foto destaque por IStock/ mikolajn