Situado em Yangon, principal entrada de Myanmar, o Lago Kandawgyi é um verdadeiro oásis de tranquilidade bem no centro da cidade. O lago artificial, que foi construído pelos ingleses com o objetivo de levar água à população local, fica localizado no parque de mesmo nome e é considerado um excelente refúgio para um dia relaxante. Tanto que, aos fins de semana, as famílias locais o elegem como cenário para curtir ao ar livre.
Na paisagem do lago, se destacam duas grandes construções: a primeira é a pagoda Shwedagon, o templo de 99 metros considerado um dos lugares mais sagrados do budismo no mundo. Apesar de não estar situado exatamente no parque, é dali que se tem uma das melhores vistas do lugar, inclusive ao pôr do sol. E a segunda é o imponente Karaweik, um palácio construído em formato de uma típica barca birmanesa.
Projetado pelo renomado arquiteto U Ngwe Hlaing, no estilo de uma barcaça real, o lugar inclui o tradicional Pann Sel Myo, as dez flores e artesanato de Mianmar. Graças ao seu design único, dourado e reluzente, Karaweik vem atraindo visitantes do mundo inteiro desde sua inauguração, em 1974.
E, além disso, o lugar funciona como restaurante e centro cultural, já que é lá onde ocorrer tradicionais performances de dança, artes e artesanato regional. Na parte da gastronomia, o espaço conta com opções de buffet ou a la carte com pratos autênticos de Myanmar. Sopas, currys, legumes, saladas, condimentos e frutas frescas são presenças constantes no cardápio. O destaque fica por conta do Monhingar, prato bastante popular no país, uma espécie de sopa de peixe perfumado.
Entre as apresentações culturais, a Chin Bamboo Dance e a Kinnara Dance estão entre as mais tradicionais.
Hoje, o lugar é considerado um marco histórico local e torna a visita à cidade ainda mais autêntica.
Mais informações: karaweikpalace.com
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por Istock/ f9photos