logo

Telefone: (11) 3024-9500

Surpreenda-se com Vilanova i la Geltrú pertinho de Barcelona | Qual Viagem Logo

Surpreenda-se com Vilanova i la Geltrú pertinho de Barcelona

15 de agosto de 2019

A Catalunha é surpreendente e o litoral que fica próximo a Barcelona também: Gavá Mar, Castelldefels, Sitges, entre outras pequenas cidadezinhas e balneários fantásticos que reservam boas surpresas. Estive nesse verão por lá e acabei descobrindo um destino pra lá de especial. Do centro de Barcelona são menos de 40 minutos de trem, ao preço de apenas dois euros por bilhete de ida ou volta.

Vilanova i la Geltrú é uma daquelas cidadezinhas ainda pouco conhecidas, mas que têm excelentes praias, bons restaurantes, uma razoável rede de hotéis e um clima pra lá de gostoso, principalmente no verão europeu, que vai de junho a setembro.

Foto por iStock / Santiago Rodriguez Fonto

Foto por iStock / Santiago Rodriguez Fonto

Além dos 4,5 km de praias, a cidade possui bons museus, muitos passeios e algumas experiências interessantes. Um dos destaques é o museu que reúne uma das mais completas coleções de locomotivas a vapor da Europa.

No interessante espaço há máquinas elétricas e a diesel, reconstrução de ambientes de trem com história, exposições que mostram a evolução do mundo do trem e até algumas campanhas publicitárias da Renfe – empresa estatal de ferrovias da Espanha. Realmente vale a visita!

Foto por Cláudio Lacerda Oliva

Foto por Cláudio Lacerda Oliva

A interessante Biblioteca do Museu Víctor Balaguer

O político e escritor Víctor Balaguer foi seu fundador no ano de 1884. Ele havia construído o prédio para esse fim, para abrigar uma biblioteca e um museu, algo bastante incomum para aquela época. Assim, tornou-se um dos primeiros museus da Catalunha e ainda hoje tem essa harmonia única.

Lá você encontra obras de importantes artistas e pintores, como El Greco, Ribera, Goya, Rubens ou Van Dyck. O Museu abriga uma pequena coleção de arte egípcia e uma das cinco múmias egípcias na Catalunha. Há também uma coleção de arte catalã do Novecentismo ao Romantismo, com obras de Santiago Rusiñol e Ramón Casas, entre outros. Outro destaque fica para a biblioteca, totalmente preservada desde o final do século XIX.

Como uma boa cidade catalã, Vilanova se orgulha de sua avenida: a Rambla de la Pau . E não é apenas qualquer uma: é o maior passeio reto da Catalunha. São aproximadamente um quilômetro e meio do mar, com destaque ao monumento a Francesc Macià, para a igreja do Mare de Déu de les Neus. Pela atmosfera, os bares, os terraços, os aposentados falando sobre como mudar o mundo e, sim, também o patrimônio. Destaque para o teatro municipal e o Mercado, que comercializa peixes frescos e frutas deliciosas. Fotografe também as mais de 100 casinhas de estilo “indianos” imponentes e charmosas.

Foto por Cláudio Lacerda Oliva

Foto por Cláudio Lacerda Oliva

La Plaza de la Vila é uma das maiores praças com arcadas da Catalunha

Outro destaque é a Casa de la Vila, sede da atual prefeitura, obra do arquiteto que iniciou as obras da Sagrada Família em Barcelona, antes de ser substituído por Gaudí: Francesc de Paula del Villar.

Depois de passear por Vilanova, é hora de entrar no Geltrú. Um desses centros históricos que tem seu charme, tendo a bucolismo como característica marcante. Geltrú quase não é visitado por turistas. É a parte mais populosa e bastante residencial, com os moradores andando pelas ruas com sacolas de compras e um ar da cidade sem muita vontade de mudar. Não é um local histórico de construções nobres, mas é um lugar com alma. Casas brancas, becos com vista para praças arborizadas, placas de rua com azulejos. Isso simboliza Geltrú.

O Unió Carrer ou Avenida União é o que separa – ou une – os antigos termos de Vilanova da cidade de Cubells e os Geltrú, os quais se unificaram formando a cidade atual. Atravessando-a, encontramos esquinas como a Plaza dels Lledoners, a Calle dels Arengaders, a igreja de Santa Maria de la Geltrú ou o castelo de La Geltrú . Este último foi reconstruído com base no castelo medieval e agora abriga o Arquivo Histórico Regional.

Foto por iStock / MarcPo

Foto por iStock / MarcPo

Onde Vilanova encontra o mar

Mas Vilanova é uma cidade marítima e ainda não dissemos nada sobre o mar e suas praias. Bem, todos os passeios têm que terminar ali, junto ao mar. No bairro de Mar encontramos a Casa del Mar, com suas grandes janelas azuis, que agora abriga uma unidade da prefeitura. Outro destaque é a Ca la Fassina, com sua varanda e grandes vigas de madeira. Os prédios históricos mais impactantes são a velha irmandade de pescadores e o porto com o destaque para o Mercado de Peixes.

Outro destaque é o farol de San Cristòfol, que desde 1905, ano em que foi construído, só parou de funcionar durante a Guerra Civil. Agora tem um ponto de informação turística e na antiga casa do faroleiro abriga o Museu do Mar. Se você subir a Pujada del longe de Sant Cristòfol, você encontrará a ermida de Sant Cristòfol do século XIII.

Foto por iStock / DaniLlao

Foto por iStock / DaniLlao

A tradição do leilão de peixe

No porto de Vilanova vale uma visita ao famoso e tradicional leilão de peixes. Esse leilão é uma grande tradição local realizado todos os dias às 16h. Vendo as caixas e os compradores fazendo suas propostas é quase hipnótico. São mais de 150 tipos de peixes que passam por esse mercado, um dos maiores do litoral catalão. A cidade também se destaca por ser um dos melhores locais para a pesca do famoso camarão vermelho.

As praias de Vilanova i la Geltrú

Vilanova i la Geltrú tem 4,5 km de belas praias. As mais centrais são a praia do farol de San Cristòfol e a de Ribes Roges, mas há também as de Adarró, da República, de San Gervasi e do Aiguadolç.

Foto por Cláudio Lacerda Oliva

Foto por Cláudio Lacerda Oliva

Restaurantes de Vilanova i la Geltrú: o mar na chapa

O restaurante La Botiga, que fica em frente ao mar, é uma opção certa para provar excelentes peixes e ótimos frutos do mar desde a entrada até a sobremesa. Experimente o cremat ll – literalmente “alho queimado” –, preparado com legumes e frutos do mar al dente, uma receita local que faz sucesso o ano inteiro.

Como chegar

Foto por Cláudio Lacerda Oliva

Foto por Cláudio Lacerda Oliva

Vilanova i la Geltrú fica praticamente a meio caminho entre Tarragona e Barcelona, por isso está muito bem conectada. De carro é menos de uma hora de ambos e você também pode chegar por trem regional, e também em Cercanías (Rodalíes em catalão) para Barcelona (com o R2 você chega a Barcelona Sants em cerca 40 minutos).

Se você pretende explorar mais a região, não deixe de visitar a vizinha Sitges, capital LGBT da Catalunha, e a mimosa Castelldefels, com praias surpreendentes, montanhas de tirar o fôlego, um castelo super preservado e ótimas alamedas para boas caminhadas. Qualquer dessas cidades tem bons hotéis ou campings para uma boa hospedagem.

Descubra pacotes de viagem para Barcelona!

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva. O jornalista viajou com a cobertura do seguro viagem da GTA (Global Travel Assistance).

Foto destaque por: iStock / DaniLlao

Comentários