Localizada no Sudeste Asiático, a Indonésia conta com um esplêndido litoral composto de praias límpidas, areia branca e mar azul turquesa. Grande parte desses locais não possui tanta infraestrutura turística, o que acaba tornando-a mais encantadora, pois faz um convite ao visitante para relaxar e apreciar o momento. Mas além dos atrativos na superfície, o mundo submarino guarda diversos tesouros naturais que podem ser descobertos através de mergulhos. Conheça alguns pontos:
Ilha Morotai
Situada ao norte da maior ilha de Halmahera, a ilha de Morotai foi um ponto de operações militares dos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial. Após o fim da guerra, destroços ficaram para trás, alguns estão debaixo do mar e podem ser vistos ao mergulhar no oceano. Explore um antigo avião das forças armadas junto com a vida marinha e se surpreenda com tudo o que pode ser encontrado por ali.
Ilha Misool
Um verdadeiro refúgio tropical localizado no arquipélago de Raja Ampat, a ilha Misool é um destino conhecido mundialmente. Ás águas dessa região são um verdadeiro tráfego de vida marinha, inclusive baleias. Além disso, o mar de Raja abriga 75% de todas as espécies conhecidas de corais e peixes ornamentais.
Ilha Waigeo
Waigeo também faz parte do arquipélago de Raja Ampat e é a maior ilha entre as quatro principais. Sua fauna e flora ainda não foram completamente exploradas, mas já se tornou um dos principais destinos de mergulho no país, especialmente devido a quantidade de vida marinha que habita a região. A lista de espécies inclui tubarões azul-listrados, cavalos-marinhos-pigmeus e tartarugas-verdes-marinhas.
Estreito de Lembeh
Localizado ao sul de Sulawesi, Lembeh possui 88 pontos de mergulho. Os destaques desse local, além do seu ecossistema único, são a falta de correntes e a temperatura de água que fica em torno de 24° a 30°. O Estreito é o destino de muitos fotógrafos que vão atrás de ótimas fotos e de animais diferenciados.
Parque Marinho Nacional de Wakatobi
O Parque Marinho de Wakatobi possui o maior número de espécies de recifes e peixes no mundo, também é o maior conjunto de corais da Indonésia – e só fica atrás da Grande Barreira na Austrália. O local é habitat de 942 tipos de pequenos e grandes peixes, golfinhos, tartarugas e baleias.
Texto por Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock por Velvetfish