Com um guia de viagem para a China é muito mais fácil fugir das surpresas desagradáveis e aproveitar melhor a viagem. Veja um pouco o que você precisa saber.
Viajar e conhecer o mundo é muito bom, pois ver lugares incríveis e ter contato com cultura totalmente diferente é indescritível.
Dependendo do local escolhido será preciso aprender sobre os costumes com antecedência, por isso preparamos o guia de viagem para a China.
Sabendo mais sobre o local a ser visitado, você evitará passar por alguns apertos e terá dicas de como aproveitar melhor a viagem.
Guia de viagem para a China
Veja como aproveitar melhor a sua viagem de negócios ou lazer para um país ainda pouco explorado pelos brasileiros.
Como tirar o visto
Para visitar a China será preciso tirar o seu visto e isso pode ser bastante simples.
Não é necessário fazer o agendamento. Basta ir até o consulado chinês com uma foto 3×4, passaporte, reserva das passagens e dos hotéis.
Será preciso preencher um formulário para entregar junto com a documentação e após isso é necessário pagar uma taxa que varia de acordo com o tipo de visto solicitado. Feito isso, ele estará pronto em quatro dias.
As cidades de Hong Kong e Macau não são consideradas território chinês, por isso se pretende ir apenas para esses locais, não será necessário visto.
Use os trens para se deslocar
Os trens podem ser uma excelente forma de deslocamento, mesmo para quem está pensando em percorrer distâncias um pouco mais longas.
Eles andam a velocidades que atingem 350 km/h e levam a diferentes lugares. Essa é uma maneira de viajar e curtir a paisagem que cerca os trilhos.
Nas cidades, é possível utilizar o transporte público ou os táxis.
Tenha um dicionário com expressões comuns
Se acha que viajar para a China falando inglês basta, vai se surpreender, pois são poucas as pessoas que dominam esse idioma.
O nosso guia de viagem para a China recomenda que se conheça as principais expressões em chinês, pois assim poderá se comunicar facilmente para realizar diversas atividades, como comprar tickets e comer em restaurantes.
Uma dica para conseguir se comunicar melhor é ter tudo o que você precisa anotado.
No hotel, peça para escrever os endereços dos lugares que deseja ir, o que deseja comprar e outras coisas, pois assim fica mais fácil de ser entendido.
Fique conectado
Se quiser manter contato com a sua família e amigos ou acessar diferentes sites de dicas de turismo, saiba que essa pode não ser uma tarefa muito fácil.
O problema não é a conexão com a internet e nem a velocidade, pois isso não costuma ser um problema.
O governo chinês costuma censurar muitas mídias sociais e sites e isso faz com que o acesso a eles seja bloqueado.
Para não ter esse tipo de problema, conte com uma rede VPN, que permitirá o acesso ao conteúdo que desejar e deixará a sua conexão mais segura.
Escolha a melhor época
Se não quer pegar o verão e nem o inverno, escolha um período em que as temperaturas estão amenas. Entre março e maio e setembro e outubro são os melhores períodos para visitar o país.
É recomendável ficar atento aos feriados chineses, pois nessas épocas há grande movimentação de pessoas, os transportes ficam lotados e os preços tendem a subir.
Se não for participar das comemorações, é bom fugir dessas datas.
Maneire no roteiro
A empolgação de conhecer a China pode ser grande, porém, o país também é enorme. Não será na sua primeira visita que terá a possibilidade de ver tudo o que imaginou.
O melhor é selecionar com antecedência os locais que pretende visitar e ficar pelo menos alguns dias em cada cidade.
Sempre tenha dinheiro
Por segurança, os viajantes gostam de andar com o cartão, porém, isso pode se tornar um problema para fazer os pagamentos.
Nosso guia de viagem para China descobriu que a maioria dos lugares só aceita cartões de crédito da China, e assim os internacionais acabam ficando de fora.
Um ponto positivo é que sacar dinheiro nos caixas eletrônicos é bem fácil e essa função está disponível tanto para débito como crédito.
Aproveite as comidas chinesas
Se pensa que vai encontrar carne de cachorro e insetos em todos os lugares, essa não é uma realidade. Claro que o paladar dos chineses é bastante diferente, mas nem todos os pratos não agradam os brasileiros.
Conforme a região que visitar, encontrará refeições com sabores bem diferentes e que podem ser bastante atrativas.
Uma dificuldade que pode encontrar é em relação à higiene porque eles não têm muitos cuidados ao manipular os alimentos. Não é raro ver uma carne sendo cortada na calçada.
Se for esse o caso, opte pelas comidas industrializadas, pois saberá que não estão contaminadas. Os Cup Noddles podem ser uma boa alternativa para ter sempre com você, afinal, conseguir água quente para preparar é fácil.
Com esse guia de viagem para a China ficará um pouco mais fácil de visitar o país, porém, como os hábitos são muito diferentes, vale a pena pesquisar o máximo que puder para não ser pego de surpresa.
Foto destaque por Istock/ gaoshanshan