Uma região com grande potencial turístico ainda pouco explorado pelo público nacional é, sem dúvida, o Cânions no Rio Grande do Sul. Os cânions estão situados no Parque Nacional dos Aparados da Serra e o Parque da Serra Geral – limítrofes dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Comece seu passeio pela pequena e charmosa Cambará do Sul – ela não tem o mesmo boom turístico que você encontra numa viagem à Gramado, mas é ideal para quem curte cidades pequenas e astral de interior (Cambará do Sul tem cerca de 6.000 habitantes)
Pontos importantes
Os dois cânions mais importantes da cidade são o Itaimbezinho e o Cânion Fortaleza – é possível conhecê-los em dois dias.
Cânion Fortaleza
O Cânion Fortaleza está situado no Parque Nacional da Serra Geral: é mais selvagem, sem cercas de proteção, o que permite aos mais aventureiros caminhar pelas bordas, cuja altura chega a 900m.
A formação leva esse nome porque seus paredões lembram as muralhas de antigos fortes. Esse cânion tem 7,5 km de extensão, 2 km de largura e 900m de altura – atenção redobrada para quem tem medo de alturas.
O Parque Nacional da Serra Geral tem mais de 17ha de área, abrangendo os municípios de Cambará do Sul-RS, Jacinto Machado e Praia Grande-SC, administrado pelo Instituto Chico Mendes em conjunto com a do Aparados da Serra-SC.
São três trilhas que podem ser feitas com ou sem guia:
Trilha do Mirante – com incrível vista do Cânion Fortaleza – a parte de cima está no Rio Grande do Sul e o vale abaixo no estado de Santa Catarina, com vista para o Rio da Pedra. Em dias claros é possível ver o litoral de Torres–RS.
Trilha da Cachoeira do Tigre Preto – percorre-se cerca de 1,5km para chegar ao rio que forma a cachoeira – é preciso atravessar o rio para vê-la.
Trilha da Pedra do Segredo – percorrendo a trilha da cachoeira do Tigre Preto é possível ver um imenso bloco de pedra de 30 toneladas e cinco metros de altura, equilibrada num bloquinho de 30 cm: a Pedra do Segredo.
Cânion Itaimbezinho
O Cânion Itaimbezinho está localizado no Parque Aparados da Serra – com melhor estrutura ao turista, como lixeiras, bancos e cercas de proteção da borda dos cânions. Por isso, há uma pequena taxa de visitação (R$8,00 a entrada e R$15,00 estacionamento).
No Parque Aparados da Serra há três trilhas autoguiáveis:
A Trilha do Vértice – 1 hora de caminhada pela parte alta do parque, entrada até as 17h.
Trilha do Rio do boi – 6 horas pelo interior do cânion, entrada até as 13h
Trilha do Cotovelo – 3 horas pela parte alta do parque, entrada até as 15h
Você pode percorrer o trajeto a cavalo, através das trilhas, o que garantirá belíssimas paisagens muito propícias para fotos inesquecíveis. Com o auxílio de um guia é possível fazer passeios a cavalo até um mirante no rio Camisas para apreciar o pôr-do-sol.
O roteiro básico pode ser feito em quatro dias – ideal para quem não curte muito fazer trilhas longas. Ao retornar de carro, aproveite para conhecer as enormes lagoas gaúchas e o litoral de Torres – encante-se com suas belíssimas paragens.
Como chegar
Em Cambará do Sul não há aeroporto, portanto você deverá escolher desembarcar ou em Caxias do Sul 135km ou em Porto Alegre, 191km. De Porto Alegre é possível chegar a Cambará do Sul em 6 horas, através de ônibus (companhia Citral) – A passagem de ônibus custa em média 390,00. De Caxias do Sul, o mais aconselhável é você alugar um carro – o trajeto é de 133km pela estrada. Essa opção ainda é a mais barata – você paga entre 50 e 80 reais pelo aluguel/dia e aproveita as atrações sem o incômodo de precisar de uma condução.
Onde ficar
Os hotéis de Cambará do Sul são muito charmosos e acolhedores, tal como o povo sempre afetuoso e atencioso. Há hotéis para diversos gostos e possibilidades nos quais o visitante poderá contar desde acomodações mais simples com café da manhã, bem como hotéis com Spa, com restaurante e serviços especializados como passeio, banheira de hidromassagem, área de lazer, entre outras comodidades.
Dica de hotel
Parador Casa da Montanha – Um pequeno oásis, bem próximo ao Parque Nacional da Serra Geral (10km). Chalés com aquecimento, banheira de hidromassagem, spa, chalés rústicos de luxo com aquecimento.
Conheça os pacotes 2021 do Hurb.
Texto por: Semíramis Moreira – Redação Hurb
Foto destaque por Istock/ diegograndi