Um México americanizado. É a primeira impressão que se tem do corredor turístico de Los Cabos. Situado na Baixa Califórnia, as cidades de Cabo San Lucas e San José del Cabo são destino tanto para endinheirados quanto para os surfistas. A grande influência norte-americana se mostra nas redes de fast food e nos serviços, mas isso não significa a ausência dos mariachis e da pimenta mexicana.
Cada cidade é separada por quase 30 km. Mas não é só o corredor que as divide. Em San José é possível viver uma verdadeira experiência mexicana, com casas coloridas, o típico ritmo rancheiro e a apimentada comida desde o tradicional desayuno até o final do dia. É considerada a capital cultural do destino. Quem visita a cidade pode ficar horas em uma galeria de arte, cavalgar na praia, ou simplesmente aproveitar as areias para ‘pegar uma cor’. Lá, tradição e tranquilidade prevalecem. No centro da cidade, você pode percorrer ruas repletas de história, árvores e estilo colonial.
Já Cabo San Lucas, no outro extremo, não é conhecida como terra do nunca em vão. Representando o lado animado e festivo de Los Cabos, a cidade proporciona noite agitada tanto nos restaurantes de gastronomia internacional quanto nas casas noturnas. Mas o destino não é só para os solteiros em busca de festa. É cenário típico de lua de mel. Principalmente pela Praia dos Amantes, onde o contraste das areias brancas com o azul do mar e as rochas que o cercam dão o tom romântico para os casais de turistas.
Desde a sua chegada a Los Cabos, feita pelo Aeroporto Internacional de Los Cabos a 13 km de San José, o ideal para aproveitar todos os cantos do corredor turístico é alugar um carro. E logo na estrada que liga as duas cidades já começam as atrações. Mirantes, restaurantes e praias compõem o visual do viajante, preparando os olhos para o que vem a seguir.
Unindo história e exuberância natural com maestria, a região oferece atrações imperdíveis antes mesmo de o turista chegar até o já famoso litoral mexicano. Em San José, por exemplo, o Los Cabos Centro Cultural é parada obrigatória para quem quer conhecer um pouco da cultura local por meio das apresentações de dança, teatro ou pela exibição dos costumes regionais.
Mas não da pra negar que as praias merecem um capitulo a parte. Seja para os surfistas, que se arriscam nas ondas – não gigantes, mas radicais o suficiente – de Punta Palmilla ou Acapulquito, ambas em San José. Ou para os mergulhadores, que encontram em Los Cabos o maior e mais bonito aquário do mundo – segundo o pesquisador Jacques Cousteau. As praias de Cabo Pulmo e El Médano são as principais para a prática do esporte com suas enseadas cheias de cavernas, uma flora exótica e animais como arraias, leões-marinhos e golfinhos.
Como chegar
É possível chegar à San José del Cabo via Cidade do México, em voos da Aeromexico e Latam. Outras companhias fazem o trajeto, com paradas em cidades americanas como Huston, Dallas e Atlanta.
Onde ficar
Las Ventanas al Paraiso, A Rosewood Resort
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por Istock/ sorincolac