Em julho, além das férias escolares, há o inverno, que este ano deve ser ligeiramente mais quente – segundo as previsões meteorológicas -, mas ainda assim terá baixas temperaturas, como lhe é peculiar. E para quem não gosta do frio, o Brasil – graças à sua tropicalidade -, conta com praias e altas temperaturas o ano todo, principalmente no Nordeste.
O buscador de voos TurismoCity, que reúne, compara e envia em primeira mão aos usuários voos disponíveis e passagens aéreas promocionais para diversos destinos, separou 10 locais para quem quer fugir do frio gastando pouco – as viagens custam menos de R$ 1 mil. Confira:
Aracaju, Sergipe
A capital do Sergipe possui inúmeras praias. As mais famosas são: Praia de Atalaia – de onde é possível observar as plataformas de petróleo em alto mar -, Praia do Saco – uma das mais bonitas do Estado, com águas calmas e esverdeadas e belas dunas – e Praia Atalaia Nova – com águas cristalinas e paisagens desérticas, cercadas por lagoas e palmeiras.
Belém, Pará
Na ilha de Cotijuba, uma das 42 ilhas que formam o arquipélago da Região Metropolitana de Belém, existem 15 km de praias com paisagens naturais pouco transformadas pelo homem. A Ilha é uma área de proteção ambiental (APA) e veículos automotivos são proibidos no local.
Fortaleza, Ceará
Em Fortaleza a dica é aproveitar a Praia do Futuro, que ocupa oito dos 25 quilômetros da orla da capital, com areias macias e clarinhas, ondas fortes e dunas, e a Praia da Iracema, que, por ter sido a primeira região a ser construída e onde vivia a elite da cidade nos seus primeiros anos de história, concentra boa parte da história de Fortaleza e onde é possível assistir ao famoso pôr do sol da capital cearense.
Além das atrações naturais da cidade, Fortaleza conta com o Beach Park, um dos melhores parque aquáticos do país, com um dos 10 toboáguas mais radicais do mundo, de 41 metros de altura. Diversão garantida para a garotada que conta com atividades supervisionadas pelos colaboradores do parque.
Ilhéus, Bahia
Capital turística da Costa do Cacau e considerada o terceiro maior ponto turístico da Bahia, Ilhéus é possui belíssimas praias, com águas calmas, areias brancas e campos de coqueiros, entre elas a da Avenida, Ponta da Tulha, Praia do Sul, do Norte -ideal para pescar, nadar ou praticar surf -, Batuba e Olivença.
João Pessoa, Paraíba
Com um litoral de 120km, a Paraíba conta com praias de águas mornas com coloração esverdeada, cercadas por coqueiros, como a Praia de Tambaú, de onde saem os passeios para Picãozinho, piscinas naturais cheias de peixes. Seguindo a orla estão as praias Cabo Branco, Ponta do Seixas e Praia do Bessa.
Maceió, Alagoas
Famosa por suas águas esverdeadas, a capital alagoana tem uma das orlas mais bonitas do Brasil. As mais famosas são: Pajuçara, com piscinas naturais onde é possível nadar com os peixes; Ponta Verde, com muitos coqueiros, além do mar mansinho; e Jatiúca, com ondas um pouco mais fortes. No litoral sul – não muito distante de Maceió -, outras praias merecem destaque, como a Praia do Francês, a Praia de Barra de São Miguel e a Praia do Gunga, considerada uma das mais belas do Brasil. Já no litoral norte, existem opções como Paripueira, Tatuba, Carro Quebrado, com lindas falésias coloridas, e Maragogi.
Natal, Rio Grande do Norte
Natal é famosa por suas belas praias – as mais famosas e badaladas, como a Praia de Ponta Negra, considerada uma das mais bonitas do Brasil, a Praia dos Artistas e a Praia do Forte dos Reis Magos, que conta a história da cidade e do Brasil, no período das capitanias; e outras mais desertas, como a Praia da Areia Preta, com o famoso Relógio de Sol, um imenso relógio que mede as horas de acordo com a posição do sol, a Praia de Genipabu, conhecida por suas dunas, e a Praia de Camurupim, famosa por suas piscinas naturais, formadas na maré baixa.
Recife, Pernambuco
Quem visita o Recife tem de conhecer sua praia mais famosa – Boa Viagem – com suas piscinas naturais, formadas na maré baixa e aproveitar para caminhar no Parque Dona Lindu, na orla, onde há uma marquise, projetada por Oscar Niemeyer. E tem a Praia do Pina, que é uma continuação de Boa Viagem, e é uma praia frequentada mais por moradores, do que turistas, como acontece com a vizinha, mas é uma ótima pedida também!
Salvador, Bahia
A ilustre capital baiana conta com belíssimas praias Farol da Barra e a do Buracão. A primeira é indicada para quem gosta de ondas fraquinhas e piscinas naturais. Já a segunda é para quem gosta de ondas, mais popular e frequentada por jovens. Outras praias paradisíacas e com piscinas naturais são Stella Maris e Flamengo, com areias mais extensas e águas verdes e mornas.
São Luís, Maranhão
As praias da capital maranhense são conhecidas por suas dunas, recifes e mata nativa. Nem todas as praias são indicadas para banho – como a Ponta D’Areia -, mas mesmo assim, enchem os olhos dos turistas. Entre as indicadas para banho estão Calhau, Olho D’Água e São Marcos.
Mais Informações: www.turismocity.com.br
Texto por Agência com edição de Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock por Roman_Rahm