A Romênia é um país cheio de peculiaridades que tem ganho cada vez mais o coração dos turistas. Um ótimo ponto de partida para explorar o destino é a cidade de Oradea, que conta com diversas atrações culturais centenárias que contam a história regional e nacional. Conheça alguns dos principais marcos:
Igrejas
Em Oradea existem mais de 100 instituições religiosas de diferentes denominações e vertentes, incluindo três sinagogas e a a maior Igreja Batista da Europa Oriental. Há ainda a Catedral Católica Romana, construída em 1752, que é o maior edifício religioso barroco da cidade; a Igreja da Lua, que conta com um mecanismo em esfera semi-dourada, mantida em movimento perpétuo, reproduzindo as fases da lua; e a Igreja Grega Católica, que mescla uma combinação eclética e sofisticada de elementos decorativos de diversas regiões e datas como o neorromânico, neogótico, neoclássico e neobizantino.
Palácios
Um dos principais marcos arquitetônicos de Oradea são seus palácios. O Palatul Episcopal foi projetado pelos arquitetos Giovanni Batista Ricca e Franz Hillerbrandt, resultando em uma incrível mansão de três andares em forma de U, com mais de 100 quartos adornados com belíssimos afrescos, 365 janelas e uma fachada pontuada por luzes coloridas. O lugar ainda abriga o Museu da Região Cristana.
Outro destaque é o Palácio Black Eagle. Construído em 1907 por arquitetos húngaros, é um dos projetos arquitetônicos em estilo art noveau mais arrojados da cidade. Dentro do local existem diversas lojas, um hotel de quatro estrelas, café, cinema e um teto de vidro que expande pelos prédios principais.
Não muito longe dali está a Casele Adorjan, uma linha de casas decoradas com florais, construídas pelos arquitetos do Palácio Black Eagle. Vale a pena conferir e tirar boas fotos!
Outros pontos turísticos
Fortaleza de Oradea
O marco mais imponente da cidade é a Fortaleza de Oradea. Até hoje seu formato continua o mesmo de 1569, quando o arquiteto militar italiano Domenico da Bologna foi encarregado de reconstruí-la após repetidos ataques de invasores. Um de seus elementos interessantes é uma rede de canais subterrâneos que foram abastecidos por dutos de água quente durante o inverno.
Atualmente, o local é palco de várias exposições de arte e feiras de artesanato.
Teatro do Estado
O edifício neoclássico chama a atenção em um dos principais pontos da cidade, a Praça do Rei Fernando. O Teatro do Estado foi construído pelos arquitetos austríacos Fellner e Hellmer, que também projetaram a Ópera de Viena.
Baile Felix
Fundada no século XVIII, Baile Felix é atualmente o maior resort de saúde da Romênia, aberto o ano todo. As águas termais são ricas em oligominerais e complementadas com banhos de lama, que contribuem na ajuda contra afecções ginecológicas e distúrbios nervosos.
Texto por Carolina Berlato
Foto via iStock por Adrian Catalin Lazar