Quando se fala em Jamaica, logo se pensa em Bob Marley e Reggae, certo? Sim, é realmente difícil dissociar o destino dessas características, mas o país, situado no mar do Caribe, tem muito mais a oferecer. Belezas naturais, clima estável, resorts all inclusive e uma cultura influenciada pela colonização britânica são alguns dos atrativos do local, que também reúne uma gastronomia clássica.
A Jamaica se tornou independente apenas no final do século XX. Por este motivo, ainda preserva muitas das tradições britânicas, com o inglês como o idioma principal. A imersão cultural, portanto, é um dos motivos pelos quais você deveria visitar o destino agora mesmo. O local também é o quintal de canadenses e norte-americanos. De Miami (EUA), por exemplo, o voo dura aproximadamente 45 minutos.
Como é um destino caribenho, é de se imaginar que as belezas naturais são de tirar o fôlego. Praias de areia branca e mar incrivelmente transparente são parte da Jamaica. Entre os pontos turísticos naturai mais requisitados pelos turistas estão a Dunns River Falls, cachoeira com água cristalina que deságua no mar, localizada em Ocho Rios, e a Luminous Lagoon (lagoa luminosa), atração que mescla água do rio com o mar, tornando-a fosforescente.
A diversão também rola solta na Jamaica e os habitantes se gabam de ser extremamente receptivos. Tanto é verdade que a frase “Jamaica. One Love. One people. No problem (Jamaica. Um amor. Um povo. Sem problema)”, é como se fosse um lema para os locais. Kingston é a capital financeira, mas Montego Bay, apelidada carinhosamente de MoBay, é a capital turística.
Lá estão os principais resorts all inclusive da ilha. A mordomia começa com o check-in: alguns resorts fazem questão de manter a privacidade do hóspede, garantindo a entrada de forma antecipada. As acomodações são preparadas para que o turista fique durante toda a temporada aproveitando tudo de melhor que o Caribe tem a oferecer, incluindo as praias e os benefícios de ter comida, bebida e serviços especiais tudo incluso no pacote.
Se você acha que ter um ambiente com um equipamento para secar suas roupas é mordomia, vai ficar de queixo caído com os itens oferecidos pelos resorts all inclusive da Jamaica. Jacuzzi, piscinas e restaurantes privativos, entretenimento noturno, atividades diárias, spas, ar condicionado, mais de uma televisão plana nos quartos, isso sem contar nos itens para o conforto do hóspede, como roupões, chinelos, espelho de maquiagem, cosméticos como óleos essenciais, sais de banho, loções de limpeza, hidratantes, entre outros detalhes.
A gastronomia também é única, com uma característica de ter pratos no cardápio com especiarias indianas e pimenta em boa parte das iguarias oferecidas ao redor da ilha. Outro lugar famoso na Jamaica são as montanhas azuis. O grande atrativo é o café, plantado em um solo vulcânico rico em nutrientes. Para quem curte o ex-velocista Usain Bolt, vale visitar a rede de sport bar do atleta, a Usain Bolt´s Tracks & Records.
Por fim, para você que é fã de reggae e do ídolo do gênero, Bob Marley, também há diversos atrativos para imergir na cultura e na influência musical do jamaicano. Em Kingston, capital do país, você pode ir ao museu de Bob Marley, onde foi a casa e o estúdio do músico, e onde ele sofreu um atentado. E, com certeza, vá a Nine Mile, vilarejo onde nasceu o cantor e que hoje está enterrado.
Texto por: Agência com edição
Foto destaque por istock/ mbrand85