Um dos melhores passeios bate e volta para fazer a partir de Praga é visitar o Castelo Karlštejn. A cerca de 30 km da capital da República Tcheca, esse belo castelo foi construído entre 1348 e 1365, por ordens de Carlos IV, Rei da Boêmia e imperador do Sacro Império Romano-Germânico, para ser sua residência de verão e para guardar os tesouros reais e as joias da coroa.
Hoje, Karlštejn não tem mais essas funções, mas se tornou um dos castelos mais visitados do país. Através dos séculos, aconteceram diversas reformas e reconstruções na propriedade, em diferentes estilos arquitetônicos. A atual aparência do castelo data do fim do século XIX. Suas características mais marcantes são as fortificações e a Grande Torre, que possui 60 metros de altura.
Entre as atrações de Karlštejn estão aposentos com decorações originais do século XIV, muitas pinturas e outras obras de arte, réplicas das joias da coroa, um poço de 80 metros de profundidade e a Capela da Santa Cruz. Todas as visitas são exclusivamente guiadas e pagas, com limite máximo de pessoas por grupo. É recomendável fazer a reserva antes e comprar os ingressos pela internet, para não perder a viagem.
O tour básico dá acesso a alguns dos principais aposentos do rei. Já o tour exclusivo contempla os salões mais impressionantes, incluindo a Capela da Santa Cruz e a Grande Torre. O terceiro tour leva os visitantes apenas até a torre principal, com vistas incríveis para os arredores.
Karlštejn foi erguido no topo de uma colina sobre a pequena vila homônima. A pequena cidade é encantadora, com muito verde, um rio e casinhas simpáticas. A subida até o castelo possui vários restaurantes, lojinhas, cafés e pousadas. É por lá que você terá que caminhar a partir da estação de trem – o trajeto de trem é o mais indicado para ir de Praga a Karlštejn.
Mais informações em: hrad-karlstejn.cz
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Vrabelpeter1