logo

Telefone: (11) 3024-9500

5 destinos nacionais para relaxar nas águas terapêuticas | Qual Viagem Logo

5 destinos nacionais para relaxar nas águas terapêuticas

1 de abril de 2019

Muitos são os benefícios das águas terapêuticas para a saúde e eles não são apenas para pessoas idosas. Provenientes de fontes naturais, elas contém sais retirados das rochas, entre outros.

Como parte do turismo de saúde, são muitos os destinos nacionais que oferecem fontes que brotam constantemente do solo. Enquanto alguns viajantes procuram essa opção de viagem como forma de banho rejuvenescedor, outros buscam para fins terapêuticos.

Conheça aqui algumas opções, pelo Brasil, de fontes de águas terapêuticas!

Destinos nacionais com águas terapêuticas

Nada melhor do que poder aliar turismo com saúde, não é mesmo? Como forma de turismo de saúde, muitos viajantes estão buscando destinos que tenham muitos atrativos, mas que também contribuam com o seu bem-estar.

Veja aqui uma relação de destinos nacionais para relaxar nas águas terapêuticas!

  1. Barra do Garças, Mato Grosso
    Foto por reprodução barradogarcas.mt.gov.br

    Foto por reprodução barradogarcas.mt.gov.br

Além de contemplar uma incrível área verde, os visitantes podem curtir o Parque das Águas Quentes. Por lá as piscinas de águas termais chegam à temperatura de 30 a 43°C. Além delas, as atrações incluem toboáguas e rio, além de excelente estrutura física para melhor receber os visitantes.

  1. Olímpia, São Paulo
    Foto por Pierre Duarte

    Foto por Pierre Duarte

Suas águas são benéficas e bastante procuradas, já que aliviam males, como artrite, por exemplo. Entre as opções pela cidade, tem o Thermas dos Laranjais. Ele possui mais de 20 piscinas térmicas, com temperaturas que podem chegar até 38°C, mesmo no inverno. Além do banho medicinal, os visitantes podem curtir os atrativos do lugar, que incluem: praia artificial com direito a piscina com ondas, tobogãs de diversos tamanhos e adrenalinas, piscina para surfistas, rio com correnteza e muitos outros.

  1. Araxá, Minas Gerais
    Foto por IStock/ romarj

    Foto por IStock/ romarj

No Parque Nacional da Serra da Canastra, os visitantes aproveitam diferentes atrativos turísticos ligados ao turismo de aventura. Aqueles que desejam ainda relaxar podem aproveitar as termas com suas águas terapêuticas. Ou seja, os turistas unem o turismo local com um banho relaxante e revigorante.

  1. Mossoró, Rio Grande do Norte
    Foto por Patricia Chemin

    Foto por Patricia Chemin

Além de ficar no Nordeste, região rica de atrativos turísticos, a cidade possui fontes benéficas para a saúde. Os visitantes podem usufruir o parque aquático Planeta Água. Ele oferece 12 piscinas com águas termais, que são interligadas e bombeadas por uma central de águas que chegam a uma temperatura de, no máximo, 58°C. Ao ser distribuídas entre as piscinas, o calor vai diminuindo, gradativamente, o que torna a água bastante agradável.

  1. Foz do Iguaçu, Paraná
    Foto por Divulgação

    Foto por Divulgação

Famoso por suas cataratas, os turistas podem aproveitar muito mais por lá após contemplar as grandiosas quedas d’águas. Entre as opções, tem a praia termal que fica em Mabu Thermas Resort. Quem procura águas terapêuticas, vai adorar os banhos nas águas que chegam a 36°C.

Benefícios das águas terapêuticas

Quem busca pelos benefícios das águas terapêuticas, podem aproveitar diversos deles, como:

  • Metabolismo: mergulhar nas águas terapêuticas é um exercício benéfico para os vasos sanguíneos. Elas criam uma pressão física no corpo, o que faz com que o bombeamento de sangue para o coração aumente, estimulando assim, a circulação sanguínea, eliminação de gases e a parte digestiva.
  • Doenças respiratórias: estudos científicos comprovaram que a água sulfúrica, das fontes de temperatura de 48°C, beneficiam portadores de doenças respiratórias crônicas: rinite alérgica, asma e doença pulmonar obstrutiva.
  • Mente: as águas terapêuticas exercem influência positiva para a saúde mental. Ou seja, por volta de 38°C, ela relaxa o corpo e a mente, proporcionando sensação de conforto e segurança devido aos componentes minerais e calor.
  • Pressão arterial: praticar exercícios nas águas terapêuticas, a 35°C, reduz a hipertensão em cerca de 20mmHg, conforme pesquisa publicada no Jornal Internacional de Cardiologia, em 2016.
  • Dores e tensões: a água sulfúrica alivia doenças reumáticas, proporcionando relaxamento devido aos seus componentes.

Muito se diz que as águas terapêuticas ajudam no processo de rejuvenescimento, bem como na disposição física. Se você mora em alguma cidade ou região que ofereça piscinas com águas terapêuticas, aproveite ao máximo!

Caso não tenha nenhuma fonte em sua região, verifique a possibilidade de o seu plano de saúde cobrir hidroterapia. Embora não seja realizada em fontes naturais de águas terapêuticas, essa prática oferece muitos benefícios também.  Entre eles, auxilia contra hérnia de disco, artrite e reumatismo, bem como as águas termais.

Não deixe de aproveitar essa lista com os lugares que possuem fontes medicinais, aproveite seus benefícios e contemple a paisagem ao redor!

Escrito por Andreia Silveira, do site PlanodeSaude.net.

Foto destaque por Patricia Chemin.

Comentários