Já pensou em estar em dois lugares ao mesmo tempo? Isso é possível em Quito, já que a Linha do Equador cruza a cidade a cerca de 30 km ao norte de seu centro histórico. Ali, junto à linha imaginária que divide o globo em duas partes, você pode colocar um pé no hemisfério norte e o outro no hemisfério sul ao mesmo tempo.
O tal “meio do mundo” só foi estabelecido oficialmente na década de 1730, com a Primeira Missão Geodésica, liderada por intelectuais franceses no atual território do Equador – que oferecia condições ideais para os experimentos necessários para determinar a latitude zero do mundo. Foi apenas depois de sua Independência, no século seguinte, que o país ganhou o nome de Equador (ou seja, o nome do paralelo veio primeiro).
Em sua viagem à Quito, não deixe de visitar essa área tão significativa junto à Linha do Equador, onde há duas atrações imperdíveis:
Ciudad Mitad del Mundo
Construída em 1979 em homenagem à missão francesa, a Ciudad Mitad del Mundo é um amplo complexo turístico e a atração mais visitada do Equador. No centro está o monumento Mitad del Mundo, uma espécie de torre que marca os quatro pontos cardeais. Bem no meio, uma faixa amarela no chão representa a Linha do Equador – um lugar perfeito para tirar muitas fotos divertidas.
Mas não é só isso: a Ciudad Mitad del Mundo reúne ainda várias lojas de souvenires, restaurantes e cafés, tudo bem organizado e com um estilo que remete a uma cidade colonial. Há também um planetário e museus dedicados à história do Equador e a produtos locais, como a cerveja e o cacau.
A Mitad del Mundo está aberta todos os dias do ano, das 9h às 18h. O ingresso custa US$ 5,00 e dá acesso a todas as atrações do complexo. Há estacionamento no local.
Mais informações em: mitaddelmundo.com
Museu Intiñan
Bem ao lado da Mitad del Mundo, o Museu Intiñan também é um lugar imperdível. Com o auxílio de GPS, cálculos mais recentes mostraram que a real latitude zero do mundo está um pouco mais ao norte do que a missão francesa do século XVIII determinou – bem onde está o Museu Intiñan.
Funciona como um museu etnográfico, sempre com visitas guiadas que contam várias curiosidades sobre os povos que habitaram o território do Equador. Ao final do passeio, os visitantes são convidados a participar de experiências interativas e divertidas que só podem ser feitas na exata Linha do Equador, ali representada como uma faixa vermelha no chão.
Equilibre um ovo sobre um prego, veja como a água que escorre pelo ralo se comporta nos dois hemisférios, tente andar em linha reta de olhos fechados e vivencie outros experimentos curiosos. Se você estiver com o seu passaporte, ele poderá ser carimbado como prova de sua visita à metade do mundo. O Museu Intiñan fica aberto das 9h30 às 17h. A entrada custa US$ 4,00.
Mais informações em: museointinan.com.ec
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / LucBrousseau