Na última terça (5), o governo de São Paulo anunciou a redução do ICMS sobre o combustível da aviação (QAV) de 25% para 12% no estado. A medida promete trazer benefícios para todo o setor do turismo, principalmente na capital paulista, incluindo companhias aéreas e o consumidor final.
Como contrapartidas do mercado para a redução da alíquota, São Paulo vai ganhar 490 novos voos para 21 estados brasileiros e conexões com “stopover” – algo ainda inédito no Brasil. Ao optar por esse serviço, o passageiro poderá ficar até três dias em conexão no estado sem ter que pagar por um novo bilhete. Ao promover geração de renda e empregos, o stopover já é sucesso em vários destinos, como Lisboa, Istambul e Abu Dhabi, e deverá estar em funcionamento em São Paulo em até 180 dias.
Mesmo com uma arrecadação menor em impostos, o estado de São Paulo vai ganhar, segundo estudo da ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), R$ 111 milhões a mais por ano com o aumento do fluxo de turistas e as novas rotas aéreas.
Texto por: Patrícia Chemin, com informações do Ministério do Turismo e Embratur.
Foto destaque por: iStock / travellinglight