Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Praia Grande… as praias mais conhecidas do litoral paulista estão lotadas neste verão. E, além de enfrentar longas horas de trânsito em serra, você pode correr o risco de ficar espremido entre guarda-sóis e cadeiras de praia. Assim, uma programação que era para ser divertida e relaxante, se torna estressante e pouco confortável.
Por isso, se você deseja conhecer novos lugares, vislumbrar belas paisagens e relaxar em destinos quase desertos, essa matéria é para você! Existem inúmeras belezas naturais espalhadas pelo país, e, muitas vezes, é necessário adquirir passagens aéreas para visitar tais destinos. Mas, se você não quer sair do estado de São Paulo, confira cinco praias tranquilas no litoral paulista para passear com a família e aproveitar o verão:
- Praia de Camburi das Pedras (Ubatuba/SP)
A praia de Camburi das Pedras fica há 45 km do centro de Ubatuba, no Núcleo Picinguaba, uma área preservada desde 1979, a partir da incorporação da antiga Fazenda Picinguaba ao Parque Estadual Serra do Mar. O mar calmo é um dos destaques desse destino, favorecendo atividades de lazer e mergulhos. Também há vários passeios disponíveis, como trilhas pela mata e banhos de cachoeira.
A trilha para a Vila de Trindade é uma das mais famosas, aconselhada para os mais aventureiros ou experientes, já que durante cinco horas você enfrentará uma mata cheia de bifurcações. O ponto inicial é na Praia de Camburi e o final é na Praia do Caxadaço, em Trindade (RJ). A Praia do Camburi das Pedras fica a uma distância de 165 km da capital e pode ser acessada por uma estrada de três quilômetros localizada no km 1 da Rodovia Rio-Santos: um verdadeiro paraíso para quem deseja relaxar em áreas quase desertas.
- Praia do Cedro (Ubatuba/SP)
Uma das praias mais desertas de Ubatuba é a Praia do Cedro. Ela encanta pela quantidade de fauna e flora preservada. Se você gosta de mergulhar e ver as belezas naturais marinhas, esse é o lugar ideal. O local é muito famoso pela aparição de baleias e tartarugas marinhas, além de ser possível avistar os peixes ornamentais, anêmonas e estrelas do mar. Fica localizada em frente à Ilha do Mar Virado, um sítio arqueológico habitado por pescadores da pré-história.
Este é um paraíso praticamente inabitado e com poucos turistas. Além de observar uma vegetação extensa de Mata Atlântica e os animais marinhos, você pode extrair muita sabedoria conversando com os poucos pescadores da região. Há dois caminhos principais: partindo da Praia da Fortaleza e percorrendo um trajeto de cerca de 40 minutos, ou a partir da Lagoinha, mais extenso, com duração de aproximadamente uma hora. Em compensação, no segundo caso você pode conhecer outras belas praias: Praia do Oeste, Praia do Perez, Praia do Bonete, Praia Grande do Bonete, Praia Deserta e Praia da Fortaleza. Fica a 235 quilômetros da capital paulista.
- Praia do Sangava (Guarujá/SP)
Essa é uma das praias desertas mais próximas de São Paulo, com uma distância de 100 km da capital. O acesso é difícil, porque a praia fica escondida entre pedras e vegetação alta da Mata Atlântica. Para chegar a esse paraíso, é preciso pegar um barco ou fazer uma caminhada, com duração de aproximadamente 1h30 min.
O esforço vale a pena! Se o caminho pode ser aventureiro e emocionante, a chegada não deixa a desejar. Você tem a possibilidade de fazer mergulho livre e pesca submarina em uma piscina natural formada na maré cheia. Se seu estilo é ainda mais radical, existe a possibilidade de conhecer as cavernas submersas para ver corais e peixes. Há dois caminhos para chegar a esse recanto de beleza e tranquilidade: caminhando durante uma hora e meia a partir do Bairro Santa Cruz dos Navegantes, no Guarujá, ou pelo mar, a partir da cidade de Santos.
- Praia da Laje (Ilha do Cardoso/SP)
Localizada nas nas encostas da Ilha do Cardoso, um parque com 90% de área coberta pela Mata Atlântica, a Praia da Laje é conhecida pelas trilhas, que podem durar oito horas (ida e volta). Para chegar a essa praia deserta, você terá que andar seis quilômetros, por meio de uma trilha na Praia do Marujá. O destino fica à uma distância de 272 quilômetros da capital.
Uma das atrações principais são as piscinas naturais de Laje, acessada pela trilha na Praia de Marujá. O passeio precisa ser acompanhado por um guia da região, responsável por detalhar as características da fauna e da flora avistada durante o caminho, passando por rios, praias e costões, até chegar nas belas piscinas naturais. É um passeio e tanto para quem quer se aventurar em meio à vegetação e belas paisagens.
- Praia Brava (São Sebastião/SP)
O nome já denuncia: a praia Brava é um lugar mágico para os surfistas, por causa das ondas fortes e violentas. Fica há 29 km do centro de São Sebastião e é isolada da civilização. Para acessá-la, é necessário fazer uma trilha pesada de 40 minutos de subida, ou ir de barco. A praia pertence a uma área protegida pelo Parque Estadual da Serra do Mar, coberta de vegetação.
Além da Mata Atlântica preservada e ondas propícias para o surf, um dos principais atrativos da região é a Cachoeira Brava, com queda de dois metros, com água refrescante e potável — própria para banho. A trilha que dá acesso à Praia Brava tem cerca de dois quilômetros e fica no km 162 da Rio – Santos. O destino está a uma distância de 167 quilômetros da capital.
Texto por: Agência com edição
Foto destaque por Istock/ dririchetto