Limoges, no centro da França, é conhecida mundialmente como a capital da porcelana. A cidade, capital do departamento de Houte-Vienne, foi fundada em 10 a.C e há mais de dois séculos vem produzindo algumas das peças finas de porcelana mais famosas do mundo – concorrendo inclusive com as chinesas.
Além disso, o destino conta com museus, castelos e igrejas com arquitetura histórica que merecem uma visita.
Entre os principais atrativos da cidade estão: a Igreja de St. Michel des Lions, construção do estilo gótico erguida entre os séculos 14 e 16, Jardim Botânico de l’Evêché, a estação de trem de Limoges-Bénédictins – considerada uma das mais belas do mundo -, e o mercado Les Halles, construído entre 1885 e 1889, com uma imponente fachada com frisa em porcelana composta por mais de 300 desenhos de produtos comercializados.
Esse último, inclusive, é o lugar ideal para encontrar os principais produtos regionais, como frutas, peixes, aves, queijos e carnes. Destaque para o queijo de cabra La Feuille du Limousin e para as carnes bovinas – já que Limousin é uma região famosa por sua produção.
Limoges também é conhecida por seus barris de carvalho que são usados na produção de conhaques e outras bebidas. Para conhecer um pouco mais sobre os destilados locais, vale a pena visitar a Distillerie du Centre, fundada em 1789, que oferece licores e aperitivos feitos com a mesma técnica desde o século 19. A destilaria conta ainda com um museu que conta a historia da fabricação das bebidas com objetos antigos. Uma das bebidas mais famosas dali é a Gauloise que, segundo contam, era a preferida das legiões romanas.
As belas e finas porcelanas
Para quem visita Limoges, uma parada em uma fábrica de porcelanas é requisito obrigatório. Com mais de dois séculos e sete gerações de história, a Royal Limoges é a mais antiga delas, portanto, é uma das mais atrativas. Dentro da sede, os visitantes podem conferir como é feita a produção até admirar objetos históricos como um forno utilizado no final do século 18.
Desde 1797, os personagens mais conhecidos da porcelana de Limoges participaram da histórica da marca, como Alluaud, Clèment, Gérard, Dufraisseix, Abbot (G.D.A) e Lanternier. Hoje a empresa continua fazendo sua própria argila. Seus padrões são exclusivos e projetados por especialistas em estilo ou pelos designers de seus próprios clientes.
Outra fábrica que vale uma visita é a Haviland, fornecedora do renomado hotel Ritz, de Paris. A marca é conhecida principalmente por suas luxuosas peças, já tendo anunciado um prato no valor de 10 mil reais.
Curiosidade: os cacos que sobram das fábricas fazem parte da pavimentação das ruas de Limoges.
Os visitantes podem ainda fazer um mergulho mais profundo na história da porcelana da cidade conhecendo o Museu Nacional da Porcelana.
Como chegar
Limoges fica a cerca de 400 quilômetros de Paris e tem fácil acesso tanto de avião – a Air France faz o trecho -, quanto de trem – em um roteiro de pouco mais de três horas.
Onde ficar
Campanile Limoges Centre – Gare
Onde comer
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por Istock/ PetarPaunchev